Para isso terá de vencer o líder do campeonato no seu terreno, tarefa que se afigura complicada, apesar de se encontrar numa fase ascensional de rendimento, como o comprova, inequivocamente, a série de sete vitórias consecutivas em jogos oficiais que soma desde 19 de Dezembro.

Série essa que começou com uma vitória por 1-0 na Figueira da Foz, frente à Naval, para a Liga, prosseguiu com triunfos frente ao Sporting de Braga (2-1) para a Taça da Liga, ao Leixões (1-0) para a Liga, ao União Leiria, fora, por 2-1, para a Taça da Liga, ao Nacional (3-2) para a Liga, ao Mafra (4-3) para a Taça, e foi concluída, domingo, com uma vitória (1-0) na Trofa, para a Taça da Liga, frente ao Trofense.

Melhor do que o Sporting só mesmo o Sporting de Braga, que após a eliminação frente ao Elsborg, a 6 de Agosto de 2009, para a Liga Europa, arrancou para uma série consecutiva de oito triunfos que lhe permitiu ganhar balanço para se tornar no actual líder da Liga.

Os bracarenses iniciaram a série com um triunfo "arrancado a ferros" sobre a Académica (1-0), para a Liga, e fecharam-na com outro (1-0) frente ao Sporting da Covilhã, para a Taça de Portugal, mas pelo meio contabilizaram vitórias sobre o Sporting (2-1), em Alvalade, a 22 de Agosto de 2009, e sobre o FC Porto (1-0), em Braga, a 19 de Setembro, ambas para a Liga.

O melhor que o FC Porto conseguiu esta época em jogos oficiais foi uma série de seis vitórias consecutivas, a qual se iniciou a 26 de Agosto, com um triunfo (1-0) sobre o Sporting, e fechou com outro (3-2) sobre a Académica, a 25 de Outubro, ambos no Dragão e para a Liga.

No entanto, pelo meio, o campeão nacional registou duas vitórias em casa para a Liga dos Campeões, sobre o Atlético de Madrid (2-0) e sobre o APOEL (2-1), de Chipre, a 30 de Setembro e a 21 de Outubro, respectivamente.

Já o Benfica, comparativamente aos rivais, é o que tem a pior série de vitórias consecutivas em jogos oficiais, cinco, mas em contrapartida é o único que soma três séries de quatro triunfos seguidos.

De realçar que o Benfica, numa das séries, contabilizou três goleadas no espaço de nove dias, entre 17 e 26 de Outubro, por 6-0, 5-0 e 6-1, sobre o Monsanto, o Everton e o Nacional, respectivamente.