Em conferência de imprensa, Manuel Machado salientou que, além dos "três grandes", este ano é preciso contar com o Sporting de Braga, o que torna mais difícil o objectivo de qualquer outra das equipas candidatas a uma posição nas competições europeias.

"É nossa obrigação lutar em cada um dos jogos por um melhor desempenho, para ver se conseguimos os 50 ou 52 pontos necessários a que isso seja uma realidade", realçou.

Dois meses depois do afastamento forçado devido a problemas de saúde, Manuel Machado faz um balanço positivo ao trabalho desenvolvido nesse período. "A equipa deu a continuidade possível ao trabalho que vinha a desenvolver", realçou o técnico, aproveitando para agradecer ao presidente do Nacional "toda a compreensão que teve neste período".

Manuel Machado estendeu os agradecimentos aos colaboradores técnicos e aos jogadores, "pela dignidade demonstrada durante um período de grande volume de competição", na medida em que tiveram de enfrentar os jogos da Liga Europa, campeonato, Taça de Portugal e Liga.

Numa outra vertente, o treinador do Nacional agradeceu aos serviços hospitalares do Funchal "pela excelente prestação que tiveram relativamente aos aspectos técnicos e humanos" para a sua recuperação.

Aos adeptos do clube que o saudaram calorosamente no regresso ao relvado, Manuel Machado salientou que é um apoio permanente que já vem de longa data.

Questionado sobre a gestão das notícias sobre o seu estado de saúde, o técnico disse que alguma comunicação social tratou o assunto "com muita dignidade e respeito", lamentando a postura de alguns jornais e revistas, que não trataram o assunto com a mesma elevação. "Sinto que alguma comunicação social vendeu as revistas e os jornais, por isso digo que já dei para esse peditório e não ganhei nada com isso", lamentou, assumindo que nunca mais volta a falar no assunto.

Relativamente ao ingresso de Rúben Micael no FC Porto, o técnico que apostou no jovem madeirense realçou ter ficado muito contente pelo jogador e pelo facto de o Nacional ter obtido dividendos com a transferência.

"Desportivamente perdemos um elemento muito interessante. Esperemos que no próximo sábado ele esteja num momento menos bom", declarou.

Sobre o jogo de solidariedade disputado com os eslovenos do Maribor, no qual a sua equipa saiu hoje derrotada por 3-1, Manuel Machado destacou a apresentação dos cinco reforços de Inverno. "Na primeira parte apresentámos de uma só vez todos os novos jogadores que foram introduzidos no grupo de trabalho agora em Janeiro e isso desconjunturou completamente a equipa, perante um conjunto bem organizado e que em três incursões rápidas marcou três golos", declarou o técnico.