Mais pressionante sobre a bola, o Benfica cedo começou a procurou a procurar a baliza de Nilson e os primeiros remates pertenceram a Cardozo e Luisão.

Com Fábio Coentrão a ocupar a lateral esquerda e Carlos Martins a fazer de Ramires, o ataque do Benfica ficou claramente entregue a Di Maria, que em sucessivas arrancadas fez tremer a defesa vimaranense.

Aliás, o argentino “arrancou” dois amarelos para Douglas e Leandro.

Mas antes, já Pablo Aimar tinha feito levantar as bancadas da Luz. Depois de ganhar um ressalto a meio-campo, Aimar arrancou para a baliza e à saída de Nilson colocou a bola para o lado esquerdo do guardião brasileiro.

O Benfica não abrandou e a sede de chegar ao golo era tanta que Cardozo e Carlos Martins desentenderam-se mesmo, depois de o paraguaio amortecer e a bola se ter perdido sem que ninguém fizesse o derradeiro remate.

E quando era o Benfica a carregar, o Guimarães surpreendeu os homens de Jorge Jesus. Num contra-ataque rápido e numa jogada sempre em progressão, João Alves isolou Nuno Assis bem pelo centro da defesa encarnada e este bateu Quim com o bico do pé direito. Um buraco na defesa encarnada e a melhor jogada do encontro deram o empate ao Guimarães.

Inconformado, o Benfica buscou até ao final da primeira parte o empate, mas o Guimarães sempre fechado continuou a aguentar-se, com destaque para uma jogada em que Saviola se isolava e foi derrubado por Moreno.

O amarelo ao central vimaranense podia ser de outra cor, mas o resultado é justo pela falta de coordenação do movimento ofensivo encarnado.