Os castigos anunciados pela Liga surgem na sequência dos incidentes ocorridos na recepção ao Benfica, na nona jornada, à entrada para o túnel e já no interior do mesmo, no intervalo do encontro, sendo que o treinador adjunto dos benfiquistas, Raul José, alegou ter sido agredido por Vandinho.

Contactado pela Lusa, o gabinete jurídico do Sporting de Braga disse que o clube vai apresentar recurso do castigo no Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e conta anunciar ainda hoje os argumentos de defesa.

Contactado pelo Sapo Desporto, o Braga remeteu todos os esclarecimentos para uma conferência de imprensa a realizar ainda durante esta tarde, onde tomará uma posição oficial sobre o castigo, tendo no entanto adiantado que o clube recorrerá da decisão hoje conhecida.

As imagens televisivas foram determinantes para a decisão da Comissão Disciplinar (CA), que afasta Vandinho, um dos capitães e mais influentes jogadores do Sporting de Braga, praticamente até final do campeonato, liderado pela equipa ‘arsenalista’, em igualdade com o Benfica.

De acordo com o processo de inquérito publicado na página de Internet da LPFP, "foram determinantes as imagens televisivas em suporte DVD", recolhidas pela SIC durante a partida que o Braga venceu por 2-0.

Diz a LPFP que "tais imagens são esclarecedoras e conclusivas, e permitem com rigor, clareza e fidedignidade perceber o comportamento dos agentes participados e dos agentes ofendidos".

Esclarece ainda a Liga, agora já no processo disciplinar, também datado de 29 de janeiro, que Vandinho respondeu por "prática, sob a forma tentada da infração disciplinar muito grave agressão contra treinador", numa alusão a Raul José, adjunto do Benfica.

Vandinho foi punido ao abrigo do artigo 115.º, número 1, alínea f) do regulamento disciplinar, que prevê penas de suspensão entre os três e os 18 meses.

Sobre Ney e Mossoró, a LPFP diz que os dois jogadores agrediram o paraguaio do Benfica Óscar Cardozo, sendo que o segundo o terá feito de forma continuada.