Esse jogo com a União de Leiria estava "entalado" entre as duas mãos dos 16 avos de final da Liga Europa, com o Hertha de Berlim, marcadas para 18 e 23 de Fevereiro, e, se fosse disputado na data prevista, o Benfica teria dois dias de descanso entre a primeira mão e o encontro com os leirienses e apenas um dia de repouso entre este e a segunda mão.

O artigo 15.º n.º3 alínea a) do regulamento de competições da Liga diz que, "quando um clube participante nas competições da UEFA, tenha de disputar um jogo dessa competição à terça ou quarta feira, tem direito, sem necessidade de acordo do clube adversário, à antecipação para sexta feira ou sábado do jogo da jornada anterior a essa participação internacional".

A alínea b) do mesmo artigo refere que, quando um clube tenha de disputar um jogo da UEFA à quinta feira, e em território estrangeiro, "tem direito a um intervalo de descanso de 72 horas, calculado entre o final daquele jogo internacional e o início do jogo da competição nacional".

Em síntese, jogando o Benfica em Berlim a 18 de fevereiro (quinta feira) teria direito, segundo o regulamento, a um intervalo de 72 horas entre esse jogo e o da 20.ª jornada da Liga com a União de Leiria, previsto para 21 de Fevereiro (domingo), direito esse que não poderia exercer dada a proximidade entre os dois jogos.

Da mesma forma que, jogando na terça feira seguinte (a 23 de Fevereiro) na Luz, com o Hertha de Berlim, teria direito a antecipar o jogo com a União de Leiria para sexta feira ou sábado anteriores, ou seja, um dia ou dois antes da primeira mão com os alemães.

Por outro lado, ainda de acordo com a mesma fonte da Liga, o Benfica obteve o acordo com a União de Leiria para a antecipação do jogo da 20.ª jornada para o dia 3 de Fevereiro, quarta feira, que terminou com a vitória dos "encarnados" por 3-0.

Em carta aberta publicada quinta-feira, o presidente do Sporting de Braga, António Salvador, cuja equipa tem liderado o campeonato em igualdade pontual com o Benfica, disse que o clube Minho "não precisa de antecipar jogos para ser líder isolado da Liga".