"Temos que admitir que é um cenário difícil, mas não podemos abdicar de ter ambição até ao fim e lutar por uma qualificação", afirmou Manuel Machado, na antevisão do jogo com o Olhanense, domingo, em Olhão.

Perante as condicionantes regulamentares no acesso às competições europeias, o treinador do Nacional considera imperioso "ganhar cada um dos jogos e amealhar o maior número de pontos".

Manuel Machado quer inverter o ciclo de três derrotas consecutivas, a última em casa frente ao FC Porto (0-4), e regressar aos triunfos.

"Temos de quebrar este ciclo negativo e passar a pontuar na medida em que a pequena vantagem que trazíamos com estas três derrotas permitiu que Marítimo, União de Leiria e Vitória de Guimarães se aproximassem", declarou.

O treinador do Nacional reconheceu que o Olhanense é uma equipa complicada, sobretudo do meio-campo para a frente.

"É uma equipa dotada de jogadores com escola e com um treinador com um modelo de jogo vencedor e que privilegia os processos criativos", acrescentou o técnico.

Sem o influente Rúben Micael, transferido para o FC Porto, Manuel Machado refere que a única alteração na actuação da equipa passa por introduzir um outro jogador na mesma posição, mantendo o mesmo modelo de jogo.

"Estamos a procurar reequilíbrios para suprir a ausência do Rúben, mas não é fácil encontrar outros com a mesma qualidade, agravada com a onda de lesões de origem traumática", salientou.

Para o jogo com o Olhanense, Manuel Machado apenas poderá utilizar um dos seis reforços de inverno, o avançado Pedro Oldoni, enquanto os médios criativos Juliano e Thiago Gentil estão lesionados.

À partida para a 18.ª jornada, o Nacional ocupa a sexta posição, com 24 pontos, enquanto o Olhanense é 14.º, com 14.

O jogo realiza-se domingo, a partir das 15:00, no Estádio José Arcanjo, em Olhão, com arbitragem de Duarte Gomes (Lisboa).