O jogo até começou de feição para o Sporting de Braga que aos poucos conseguia impor o seu futebol de qualidade com Hugo Viana de batuta na mão a dar os acordes da orquestra. Mas a verdade é que a música depressa acabou, muito por culpa de um desafinado Moisés.

O central brasileiro conseguiu numa jogada o impossível: cometer duas faltas “feias”,  ser expulso e dar uma grande penalidade de “bandeja” ao Belenenses. Mas vamos por partes, Moisés atinge Yontcha com violência, o árbitro Bruno Paixão deu a lei da vantagem e, poucos segundos a seguir, o central brasileiro volta cometer falta, arrancando pela "raiz" o jogador Lima, dentro da grande área. Bruno Paixão não tem dúvidas, assinala grande penalidade, mostra duplo amarelo ao bracarense e expulsa-o.

O Belenenses dispõe assim de uma oportunidade soberana para se adiantar no marcador. A verdade é que quem tem Eduardo na baliza, tem outra segurança.

Lima rematou mas Eduardo mostrou-se gigante na baliza do Braga e fez uma grande defesa.

Após esse lance, o jogo foi outro. O Belenenses vendo-se em vantagem, assumiu o encontro e encostou o Braga às cordas.

Os homens do Restelo tentaram durante toda a primeira parte alvejar com sucesso a baliza do Sporting Braga e as oportunidades até foram mais que muitas. No entanto, a defesa bracarense foi aguentando o nulo o mais que pode.

Depois, já nos descontos da primeira parte, o Braga mostrou uma eficácia a toda a prova. Os guerreiros do Minho que haviam defendido durante quase todo o primeiro tempo, dispuseram de um livre na esquerda e marcaram o primeiro golo do jogo.

Na sequência da cobrança do livre por Luís Aguiar, Paulo César saltou mais alto que toda a gente e cabeceou vitoriosamente para as redes da baliza defendida por Bruno Vale.

A vantagem bracarense ao intervalo em nada reflecte aquilo que se viu no estádio do Restelo durante os primeiros 45 minutos.