O empresário vimaranense, o primeiro a assumir uma candidatura às eleições de 20 de Março, marcou presença na sede do clube da Liga de futebol, ao final da tarde de hoje, acompanhado por um especialista financeiro, Armando Castro, para inteirar-se das contas do clube, mas disse não ter ficado satisfeito com o que viu.

"Não são as contas como queríamos ver, foram uns resumos, agora vamos fazer uma análise profunda aos números que nos foram apresentados, mas não estou muito contente com o que vi", começou por dizer.

Sobre o passivo, disse que, "se calhar, passa os 12 milhões de euros", acrescentando: "Não esperava encontrar estes valores, é uma aberração uma coisas destas. Devia haver uma gestão mais comedida nessa área".

No entanto, por pior que seja o cenário, o candidato vai "até ao fim".

Sobre uma eventual candidatura de Pimenta Machado, respondeu: "Não me assusta, nem atrapalha. Ele faz a candidatura dele e eu faço a minha. Estou completamente sereno e à vontade. Que apareçam várias candidaturas, temos é que dignificar o Vitória".
Pinto Brasil disse ainda que o ainda presidente da mesa da assembleia-geral do clube, Pedro Xavier, outro putativo candidato, não vai fazer parte da sua lista de "certeza absoluta".

Quanto à escolha do comentador Luís Freitas Lobo para director desportivo, admitiu estar "tudo assim encaminhado" nesse sentido.

"Já falei com ele, como falei com outros, mas é uma pessoa de quem gosto muito e gostava muito de o ter comigo. É um bom profissional e tem um programa muito atractivo que é o que o Vitória precisa", disse.

Pinto Brasil agendou para segunda-feira a apresentação oficial da sua lista.

Também o antigo presidente do Vitória de Guimarães, Pimenta Machado, marcou presença na sede do clube que dirigiu durante 24 anos, com o mesmo intuito.

A visita, contudo, durou pouco tempo porque a direcção vitoriana atendia naquele momento Manuel Pinto Brasil e os esclarecimentos sobre a situação financeira do clube a Pimenta Machado ficaram agendados para segunda-feira, às 18:00.

À entrada, o antigo dirigente lembrou a sua condição de sócio honorário e efectivo e mostrou mesmo aos muitos jornalistas o seu cartão de associado, "com as cotas em dia".