Na ressaca da derrota em casa frente ao Benfica, que ditou o afastamento da equipa orientada por Carlos Carvalhal da final da Taça da Liga, o Sporting ainda não conheceu o sabor da vitória em Fevereiro.

O ciclo negro do Sporting iniciou-se em finais de Janeiro, no jogo na visita ao Sporting de Braga (venceram os bracarenses, por 1-0), dias depois da cena de pugilato entre Liedson e Sá Pinto e que motivou o pedido de demissão do então director do futebol.

Na abertura da 19.ª jornada da Liga, o Sporting apenas está a competir no campeonato e na Liga Europa - foi afastado da Taça de Portugal pelo FC Porto e da Taça da Liga pelo Benfica -, ocupando o quarto lugar, com 27 pontos, longe das equipas da frente: Benfica (46 pontos), com mais um jogo, e Braga (45).

Há quase três meses, Carlos Carvalhal assumiu o comando técnico da equipa leonina na sétima posição e ascendeu à quarta, na entrada para a 19.ª jornada, mas viu aumentar a distância para as equipas da frente.

Em Paços de Ferreira, o Sporting vai encontrar a formação pacense, orientada por Ulisses Morais, actual décima classificada, que, em casa, obrigou o terceiro classificado, FC Porto, a um empate (1-1).

Na primeira volta, em Alvalade, o Sporting venceu o Paços de Ferreira, por 1-0, com o golo a ser obtido pelo brasileiro Liedson, aos 80 minutos.

A jornada termina segunda-feira com o encontro Naval-Vitória de Guimarães.