A equipa da casa entrou melhor, com mais atitude e decidido a pontuar em casa. Já o FC Porto não conseguiu ser eficaz, com muitos lances perdidos, por vezes devido à pouca relva do Estádio do Mar que impede a bola de rolar com mais fluidez.

O Leixões beneficiou da melhor situação de golo, ao minuto 26, com Seabra a rematar forte e certeiro à entrada da grande área e obrigar a Helton a uma grande defesa com um voo notável.

Do lado dos tetracampeões nacionais, a melhor oportunidade esteve nos pés de Belluschi, ao minuto 29, depois de uma bela jogada de Varela, e com o argentino a chutar por cima da baliza de Diego. Minutos antes, Falcao, depois de um pontapé de canto batido por Belluschi, cabeceou ao lado do poste esquerdo. Algo que o colombiano não costuma falhar.

Ao minuto 37, o regressado Fucile rematou com força, à entrada da grande área, mas Diego, atento, impediu a bola de ultrapassar a linha de golo.

A equipa matosinhense ainda tentou adiantar-se no marcador, já perto dos quarenta, com um cruzamento de Seabra e com Pouga, em esforço, a cabecear para a defesa atenta do guardião portista.

Apesar da noite fria que se faz sentir em Matosinhos, o jogo está equilibrado, deixando tudo em aberto para o segundo tempo.