No dia 30 de Janeiro de 2005, à 19ª jornada da Liga, o Sporting de Braga deslocou-se ao reduto do FC Porto e venceu por 1-3. A equipa de Jesualdo Ferreira estava em terceiro lugar, a apenas um ponto do FC Porto, orientado na altura por José Couceiro. E poucos esperavam o resultado contundente por parte do Braga.

No final do encontro, com esta vitória, o Sporting de Braga tornou-se o líder do campeonato. O Braga marcou primeiro, por intermédio de João Tomás, mas aos 33 minutos o brasileiro Diego empatou a partida, após converter uma grande penalidade. Wender, quase no final da primeira parte, voltou a colocar os minhotos em vantagem e João Tomás, novamente, aos 75', dá a "machadada" final. O Braga conquista uma vitória histórica na casa do Porto e os três pontos de acesso à liderança, onde estiveram apenas uma jornada. Nessa época, a equipa minhota terminou em quarto lugar.

Os confrontos entre as duas equipas para o campeonato nacional iniciaram-se na temporada 1947/48 e logo na segunda época, o Sporting de Braga impôs a primeira derrota no antigo estádio das Antas, por 1-0, façanha que voltaria a repetir em 1959/60, desta feita por 2-1. Os bracarenses esperaram quase 50 anos para voltar a vencer no Dragão, em 2004/05.

No próximo domingo, as duas equipas voltam a encontrar-se, em jogo da 20ª jornada, com o Sporting de Braga no segundo lugar, a oito pontos dos campeões nacionais, que esta época ainda não perderam em casa. A vitória do Braga significa voltar à liderança (dado que o Benfica já jogou para esta jornada tendo vencido a União de Leiria, por 3-0) e colocaria o FC Porto a 11 pontos da revalidação do título.