O concurso é aberto a todos os jovens entre os 15 e os 17 anos que residam em Portugal e, segundo João Matos, administrador da Innovation Point, empresa bracarense do grupo DST, que desenvolveu e gere a Rayleague, "o objectivo é ajudar a concretizar o sonho de um dia poder vir a ser um grande jogador de futebol".

Para se inscreverem, os jovens jogadores devem registar-se em www.rayleague.com até quinta-feira, criando um perfil e efectuando o 'upload' de um vídeo em que demonstrem as suas habilidades futebolísticas.

Os vencedores serão anunciados no próximo dia 12 de Março no sítio da Rayleague e o primeiro classificado vai estagiar no Sporting de Braga durante uma semana, nas férias escolares da Páscoa.

Os vídeos podem ter até 10 minutos, sendo o mais habitual que não ultrapassem os três, notou João Matos à agência Lusa.

Lançada em Agosto de 2009, a Rayleague, "uma combinação entre o 'Facebook e o Youtube' no mundo do futebol", pretende "revolucionar o processo de prospecção de novos talentos", sendo que os utilizadores podem registar-se como jogadores, treinadores, agentes, escolas de futebol ou clubes.

Com quase mil jogadores inscritos, o responsável destaca a história do brasileiro Oswaldo, de 18 anos, revelando que a plataforma "é muito popular no Brasil".

"Ele enviou-nos um email a dizer que estava muito desiludido com os treinadores que teve no Brasil e que chegou mesmo a pensar em desistir de jogar, quando um primo lhe falou no nosso sítio. Depois, o que sabemos, é que o Sporting entrou em contacto com ele e esteve lá treinar", conta João Matos.

Segundo a Innovation Point, cerca de 90 por cento dos inscritos são jogadores, mas as categorias de agente e treinador "têm vindo a crescer".

Para além do Sporting de Braga, que se associou à Rayleague desde a sua criação, também o Marítimo, a União de Leiria, o Nacional da Madeira, o Gil Vicente e o Leixões aderiram a este rede.

A Rayleague está disponível em seis línguas (entre elas o mandarim e o russo), sendo que 60 por cento das inscrições provêm do estrangeiro.

Até ao final deste ano, a plataforma pretende alcançar "20 mil utilizadores registados e expandir-se internacionalmente", concluiu João Matos.