Os "arsenalistas", a um ponto do Benfica, deslocam-se ao recinto do Vitória de Setúbal na 22.ª jornada, e, caso pontuem, colocam a pressão do lado da equipa de Jorge Jesus, que domingo recebe o Paços de Ferreira.

O Paços de Ferreira, que testa a liderança do Benfica, esteve em evidência na ronda anterior ao golear o Vitória de Setúbal, por 5-3, na casa dos sadinos.

O FC Porto, que na última jornada sofreu um rude golpe nas aspirações de revalidar o título nacional e alcançar o "penta" ao perder com o Sporting em Alvalade, por 3-0, ficando a nove pontos do Benfica, recebe sábado o Olhanense.

A ocupar um lugar pouco habitual, já que é terceiro e cada vez mais longe de Benfica e Sporting de Braga, o FC Porto está agora mais virado para a Liga dos Campeões do que à espera de qualquer deslize dos líderes.

Em crescendo, o Sporting exorcizou alguns fantasmas com as vitórias frente ao Everton (Liga Europa) e FC Porto e no domingo pode dar continuidade à onda de sucessos frente ao "lanterna vermelha" Belenenses.

A jogar a favor dos "leões", no jogo do Restelo, pode estar o cansaço acumulado pelo Belenenses na deslocação ao Nacional (1-0), prolongada em um dia pelo adiamento do jogo de segunda para terça-feira devido ao nevoeiro.

A 22.ª ronda abre sexta-feira com a recepção da União de Leiria (8.º), que vem de uma derrota caseira com o Vitória de Guimarães (1-0), ao Leixões (15.º), goleado em Matosinhos na última jornada pelo Benfica (4-0).

Também num encontro entre duas equipas que vêm de desaires, o Marítimo (10.º), que perdeu com a Naval 1.º de Maio (2-1), recebe a Académica de Coimbra (12.º), que saiu derrotada em casa pelo Rio Ave (1-0).

Marítimo e Académica de Coimbra vão assim tentar recuperar pontos perdidos frente a adversários teoricamente directos na tabela, onde procuram também a colagem aos lugares de acesso às provas da UEFA.

Em situação inversa, entre duas equipas que vêm de vitórias, o Rio Ave (9.º) recebe sábado a Naval 1.º de Maio (11.º), num duelo entre candidatos do mesmo campeonato separados apenas por dois pontos.

A jornada "fecha" segunda-feira com a recepção do Vitória de Guimarães (5.º) ao Nacional (7.º), separados apenas por um ponto, num dos encontros mais emotivos da jornada, entre duas equipas na luta pelos lugares europeus.

A formação vimaranense, a dois pontos do Sporting (4.º), vem de uma vitória em Leiria (1-0) e por certo não irá enjeitar a possibilidade de tentar descolar de um adversário directo (Nacional).

Programa da 22.ª jornada:

- Sexta-feira, 05 mar:
União de Leiria - Leixões, 20:15 (SportTV)
- Sábado, 06 mar:
FC Porto - Olhanense, 17:00 (SportTV)
Rio Ave - Naval 1.º Maio, 19:00
Vitória de Setúbal - Sporting de Braga, 21:15 (SportTV).
- Domingo, 07 mar:
Marítimo - Académica, 16:00
Belenenses - Sporting, 18:00 (SportTV)
Benfica - Paços de Ferreira, 20:15 (RTP)
- Segunda-feira, 08 mar:
Vitória de Guimarães - Nacional, 20:15 (SportTV).