O internacional português, que nunca tinha feito melhor do que o "hat-trick" em Portugal, marcou aos 50, 60, 80, 88 minutos e ofereceu aos "leões" a quarta vitória fora de casa em 11 jogos, depois dos sucessos forasteiros frente à Académica, Vitória de Setúbal e Naval 1.º de Maio.

O Sporting, que tinha como triunfo mais volumoso o 3-0 imposto ao FC Porto na última ronda e que marcou 10 golos nos últimos três jogos - Everton incluído (3-0) -, cimentou o quarto lugar, aumentando para cinco pontos a vantagem sobre a União de Leiria e o Vitória de Guimarães, que encerra a jornada na segunda-feira frente ao Nacional.

Perante um Belenenses "pregado" ao último lugar e cada vez mais condenado à despromoção, Liedson aumentou para 10 golos o seu pecúlio no campeonato, juntando-se a Edgar Silva (Nacional) na quarta posição da lista dos "artilheiros", com menos oito tentos do que o benfiquista Cardozo e sete em relação ao portista Falcao. Saviola, o terceiro classificado, tem apenas mais um golo do que o 'Levezinho'.

No sábado, o Sporting de Braga tinha assumido o comando da Liga, mas o "nulo" com o Vitória de Setúbal pode custar-lhe um atraso de três pontos para o Benfica, que apenas entra hoje em acção.

Os minhotos totalizam os mesmos 52 pontos da equipa lisboeta, instalando-se no topo da classificação graças à vantagem no confronto directo, mas o Benfica, que está a receber o Paços de Ferreira, pode distanciar-se.

Também no sábado, um golo de Guarín na última jogada da partida salvou o FC Porto de sofrer a primeira derrota caseira no campeonato, fixando a igualdade a duas bolas frente ao Olhanense, que luta pela manutenção.

Este resultado pode afastar praticamente os tetracampeões da revalidação do título, já que, caso o Benfica vença o Paços de Ferreira, o FC Porto, terceiro classificado, fica a 11 pontos do primeiro lugar.

O brasileiro Djalmir "gelou" o Estádio do Dragão com um "bis", aos 13 e 16 minutos, e colocou, surpreendentemente, o Olhanense em vantagem por dois golos, resultado que se manteve até ao intervalo.

Apesar da exibição cinzenta, o FC Porto alcançou a igualdade com golos aos 81 e 90+4 minutos, marcados por Falcao, que igualou o benfiquista Cardozo no topo da lista dos "artilheiros" (ambos com 17 tentos), e Guarín. Entretanto, Cardozo marcou o 18º golo na Liga.

No outro jogo realizado hoje, Marítimo e Académica não foram além do "nulo", tal como tinha acontecido no sábado com o Rio Ave-Naval 1.º de Maio, numa ronda que arrancou na sexta-feira com o triunfo da União de Leiria sobre o Leixões (2-1).