Emanuel Calçada precisou que entre as quase 100 pessoas que frequentaram as duas primeiras edições da "Formação de Elite para Direcção Desportiva" estiveram o actual director desportivo do Leixões, Mário Branco, Sá Pinto, que foi director do Sporting, e Vítor Baía, do FC Porto.

O responsável da Quest assinalou que o principal objectivo destas acções é a formação de recursos humanos ligados ao desporto na área do futebol.
"Destinam-se a todos os que querem adquirir competências na área da direcção desportiva", explicou.

Emanuel Calçada sublinhou que o maior número de inscritos tem sido de jogadores ou ex-jogadores e dirigentes, mas têm, também participado pessoas de outras áreas ligadas ao desporto, como treinadores.

Emanuel Calçada salientou que o curso inclui 54 horas de formação ao longo de nove semanas, um dia por semana, custa 1200 euros e na terceira edição, que hoje se iniciou em Lisboa, estão inscritas 25 pessoas.

A acção de formação de hoje é ministrada por Luís Paulo Relógio, advogado da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e professor de direito desportivo da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), que tem uma licenciatura em administração e gestão do desporto.

Luís Relógio indicou que o tema direito e economia do desporto está dividido em quatro módulos, um de enquadramento do regime jurídico do desporto, nomeadamente a evolução da lei de bases, e outro sobre o papel das federações e seu regime jurídico e a lei das SAD (sociedades anónimas desportivas).
Indicou que um terceiro módulo versa sobre contrato de trabalho desportivo e regime de transferências e o último tem a ver com a regulação da economia do futebol e o sistema de licenciamento dos clubes.

Aquele professor universitário salientou que toda a formação "tem o futebol como modelo".

Jorge Andrade, antigo jogador internacional português de futebol, afirmou que está a frequentar a formação porque "pode ser uma saída profissional interessante, ligada ao futebol".

O ex-central de FC Porto, Deportivo e Juventus sublinhou que está desempregado e esta formação pode-lhe servir no futuro.

Francisco Figueiredo, presidente do Núcleo sportinguista de Alcabideche, disse que frequenta a formação que hoje se inicia porque "é necessário acompanhar o crescimento do clube com formação, para dar melhor resposta" a essa evolução.

Salientou que o clube, que é independente do Sporting, tem crescido e tem duas centenas de atletas, dos quatro aos 30 anos.

A formação é apoiada pela Federação Portuguesa de Futebol, Sindicato de jogadores de futebol, Associação de treinadores, Associação de árbitros e Associação Nacional de Agentes.