O Setúbal venceu hoje o Leixões, por 2-1, em jogo da 23ª jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado em Matosinhos, e deste modo ganhou terreno na luta pela permanência.

Qualquer comparação entre este Leixões e o da época passada, que chegou até a liderar a prova, é pura coincidência e quem viu o jogo de hoje percebe por que a equipa está agora mais perto da descida.

O Leixões não ganha há quase dois meses, ou seja, desde que a 17 de Janeiro foi ao Restelo bater o Belenenses, por 3-1, e hoje marcou o seu segundo golo em cinco jogos. Isto explica, em grande medida, o 15º lugar que a equipa ocupa, com apenas 15 pontos.

Os leixonenses até marcaram primeiro, por João Paulo (25), que, antecipando-se a Ricardo Silva, desviou com a cabeça uma bola cruzada por Seabra, do lado direito.

Até aí, o jogo manteve uma tendência indefinida, de baixa intensidade e de fraca qualidade, mas com um Leixões mais inconformado.

O Setúbal, com mais dois pontos do que o seu adversário, demonstrou uma atitude pouco ambiciosa, ilustrada pela aposta em três médios de características defensivas como são Sandro, Ney e Djikiné. Parecia que o empate lhe servia.

De repente, porém, o Setúbal desenvolveu uma boa combinação no lado esquerdo, envolvendo Hélder Barbosa e Neca, este regressado ao onze titular após quase um mês de ausência por lesão, seguiu-se um cruzamento rasteiro e, por fim, um desvio subtil de Sandro, que valeu o 1-1.

O guarda-redes Diego pareceu mal batido neste lance, pois a bola escapou-lhe entre as pernas, vagarosamente, para o fundo da baliza.

A segunda parte foi um pouco mais interessante, ainda que não mais bem jogada, em o Leixões reapareceu com vontade de dar a volta ao resultado, mas encontrou pela frente um opositor determinado, organizado e sempre mais tranquilo.

O treinador Castro Santos substituiu de uma assentada Tiago Cintra e João Paulo por Didi e Pouga, apostando tudo no assalto à baliza contrária, e o Leixões, por momentos, superiorizou-se ao Setúbal, mas o golo não chegou. Pouga, em especial, deu algum trabalho à defesa setubalense graças ao seu poderio físico, mas faltou-lhe apoio e faltou também quem, no Leixões, aproveitasse melhor as segundas bolas os ressaltos junto à área contrária

O Setúbal defendeu-se bem, passou um mau bocado, até que aos 79 minutos obteve o 2-1. Hélder Barbosa marcou um canto e Keita saltou mais alto que a defesa leixonenses, atirando de cabeça para a baliza de Diego.

Os visitantes atacaram muito menos que o seu opositor, tiveram muito menos cantos, mas revelaram uma eficácia tremenda que lhes valeu a conquista de três preciosos pontos na batalha final pela promoção.

Castro Santos ainda substituiu o lateral direito Tucker pelo médio ofensivo Fábio Espinho, numa tentativa desesperada para, pelo menos, garantir um ponto, mas em vão, porque o Setúbal resistiu bem.