"Não acho que seja decisivo, porque o Braga tem um calendário muito mais favorável e, se os homens de negro se portarem bem e forem isentos, o Braga vai ser campeão", disse Mesquita Machado, também antigo dirigente do clube.

O autarca disse ainda estar "à espera de uma vitória do Sporting de Braga".

"Tem qualidade futebolística e equipa para poder sair vitoriosa do jogo com o Benfica, disso não tenho qualquer tipo de dúvidas", referindo-se ao embate da 24.ª ronda, agendado para 27 de Março, no Estádio da Luz, em Lisboa.

No entanto, para Mesquita Machado, importa que "o árbitro seja isento e neutral e não favoreça nenhuma equipa", lembrando o Benfica - Sporting de Braga da época passada, em que os minhotos saíram com razões de queixa.

Para este "dinossauro" autárquico (lidera a Câmara de Braga há 34 anos), os árbitros podem enganar-se, mas há erros e erros: "Eu, que ando no futebol há muitos anos, sei distinguir muito bem o que são erros humanos de erros propositados".

Mesquita Machafo diz não ter preferência por qualquer árbitro, mas considera que a chamada de Paulo Baptista, juiz do ano passado "seria uma provocação".

O edil disse ainda não temer cenas idênticas aos episódios do jogo da primeira volta entre as duas equipas, que culminaram com a suspensão de três jogadores bracarenses (Vandinho, por três meses, Mossoró e Ney por três e dois jogos), considerando que "os jogadores do Braga estão preparados para resistirem a essas provocações".

"Isso foi uma vergonha, porque quem provocou aquele 'sururu' à entrada do túnel foi o Di Maria. Os espectadores viram e as imagens mostram que foi ele que fez a provocação, pontapeando a bola e enviando uma cuspidela em direcção ao banco do Braga", recordou.

Desejou ainda que o recurso ao castigo de Vandinho, "um pilar da equipa", seja decidido na próxima reunião do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e que, como "uma injustiça" que foi, seja revisto.

Mesquita Machado criticou ainda o treinador adjunto do Benfica, Raul José, cuja queixa esteve na base do castigo ao médio brasileiro: "Para vergonha dele, fez queixa de um atleta que tinha treinado no ano anterior".

O jogo entre Benfica, líder com 58 pontos, e o Sporting de Braga, segundo classificado com 55, realiza-se no dia 27 de Março, no Estádio da Luz, em Lisboa. 

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.