Pragal Colaço, falando em nome do Benfica, comentava declarações à imprensa do presidente da Câmara Municipal de Braga sobre o jogo do Sporting de Braga na Luz, na próxima jornada da Liga portuguesa de futebol, nas quais vaticinou que o clube minhoto será campeão "se os homens de negro forem isentos".

"A função de um autarca está na lei dos municípios e lá não consta o exercício de porta-voz de um dos clubes da sua terra e de acicatamento dos ânimos", disse o advogado Pragal Colaço à agência Lusa.

Para o comentador do canal de televisão do Benfica, "é pena que o presidente do Sporting de Braga arranje pretores para falar em nome dele".

"Admiro-me como é que um autarca aparece a querer iniciar uma guerra que já está mais do que concluída [incidentes no túnel do estádio no final do Sporting de Braga-Benfica da primeira volta]. O caso ficou mais do que esclarecido, quer nas imagens que publicamente foram divulgadas, quer no inquérito que a Comissão Disciplinar da Liga fez profusamente, pelo que é um autêntico disparate o que esse autarca afirma", continuou.

Pragal Colaço deixou uma mensagem para o clube minhoto, actual segundo classificado na Liga a três pontos do líder Benfica: "O Braga, se quiser ganhar o jogo, que o faça nas quatro linhas, de forma honesta, desinibida e séria, sem andar a alimentar este ‘fait-divers’ e estas palhaçadas".

E concluiu: "Acho que esse autarca devia estar mais preocupado com os processos que teve contra si do que andar a acender fogos contra o Benfica, que nunca teve ou quer ter o presidente da Câmara Municipal de Lisboa a fazer essa triste figura".

Mesquita Machado, antigo dirigente do Sporting de Braga, considerou que o jogo com o Benfica não é decisivo, porque os minhotos têm "um calendário muito mais favorável e, se os homens de negro se portarem bem e forem isentos, o Braga vai ser campeão".

O edil disse ainda não temer cenas idênticas aos registados na primeira volta, incidentes que culminaram com a suspensão de três jogadores bracarenses (Vandinho, por três meses, e Mossoró e Ney, por três e dois jogos, respectivamente).

"Isso foi uma vergonha, porque quem provocou aquele 'sururu' à entrada do túnel foi o Di Maria. Os espectadores viram e as imagens mostram que foi ele que fez a provocação, pontapeando a bola e enviando uma cuspidela em direcção ao banco do Braga", disse.