José Maria Vieira, 81 anos, mais conhecido por Zé Maria I, jogou no Sporting de Braga durante mais de 10 anos, tendo capitaneado a equipa minhota durante grande parte da década de 50 do século passado.

De baixa estatura (1,70 metros), mas com "um tempo de salto fora do vulgar", o antigo defesa central bracarense recordou, em conversa com a agência Lusa, como se tivesse sido ontem a tarde de 31 de Outubro de 1954, em que o Sporting de Braga se deslocou ao Estádio do Jamor (o da Luz estava construção) e venceu por 1-0.

"Lembro-me que estava um dia esplêndido e que foi uma grande exibição da equipa toda. O treinador do Benfica, o Otto Glória, apresentou um esquema muito contestado na altura, a diagonal, e os jogadores do Benfica não sabiam bem o que fazer em campo, e no fim rendeu-se à grande exibição e equipa do Braga na altura", lembrou.

O treinador-jogador era o argentino Imbeloni, marcador do único golo da partida, já na segunda parte, numa jogada iniciada precisamente por Zé Maria I que a relata com pormenor.

"Desarmei o José Águas, um grande avançado, avancei no terreno, tabelei com o Fantin, outro grande jogador argentino, dei ao extremo direito que cruzou e o Imbeloni só teve que encostar na linha de 'penálti' e o guarda-redes nem se mexeu. No ano seguinte demos cinco 'secos' ao Benfica em Braga!", recordou ainda.

Perspetivando o desafio de sábado entre as duas equipas, Zé Maria I diz-se "esperançado e muito optimista porque o Braga tem uma boa equipa: só é preciso correr!", aconselha.

Recusando comparações com a equipa actual, reforçou que "o futebol pode ser muito bem jogado, mas se não se correr não se faz nada".
"Nós tivemos essa vitória no Benfica porque corremos muito, corremos mais do que eles, e jogámos bem, tínhamos uma equipa muito tecnicista, até chamavam à equipa a 'Argentina'", lembra.

Das instruções de Imbeloni lembra as habituais: "Os defesas tinham que marcar os avançados, não deixá-los jogar, não deixá-los cruzar, não deixar que a equipa tivesse posse de bola, tínhamos que nos antecipar e nisso éramos fortes, agora nem tanto, deixam-nos jogar à vontade…".

Nascido em Matosinhos, mas radicado em Braga desde os 20 anos, altura em que foi jogar para o Sporting local, Zé Maria I acredita que os minhotos podem vencer na Luz, sendo que um empate "já era um bom resultado".

Ser campeão não será tarefa fácil, porque "eles [Benfica] estão a jogar bem, mas ainda vão ao FC Porto e recebem o Sporting, são seis pontos que podem perder…", deixou.