Excluindo transacções de passes de jogadores, a SAD do FC Porto teve no primeiro semestre do exercício 2009/2010, terminado a 31 de Dezembro, proveitos operacionais de 34,87 milhões de euros, a SAD do Benfica de 29,26 milhões de euros e a SAD do Sporting de 19,60 milhões de euros, segundo dados dos relatórios e contas.

Jaime Antunes disse à agência Lusa que os lucros do último semestre permitiram à SAD do FC Porto reforçar os capitais próprios (activo menos passivo) e passar a cumprir o artigo 35 do Código das Sociedades Comerciais, enquanto a reestruturação empresarial do Benfica, com integração da Benfica Estádio na SAD, permitiram chegar a capitais próprios positivos.

A SAD do Benfica não cumpre o Código das Sociedades Comerciais, apresentando capitais próprios insuficientes.

O presidente da administração da Frontino observou que a SAD do Sporting é a única que apresenta actualmente capitais próprios negativos.

Hélder Varandas, administrador da Link, assinalou que a SAD do Sporting, que ainda não fez a reestruturação financeira, é a que apresenta menor passivo entre as três maiores, de cerca de 143 milhões de euros, dos quais 110,5 milhões de euros a médio e longo prazo e 32,4 milhões a curto prazo.

Salientou, contudo, que as contas da SAD do Sporting são as únicas que não são consolidadas e calculou que faltam pelo menos 100 milhões de débitos consolidados.

Para aquele consultor, a não consolidação das contas da SAD do Sporting é "mais um indício de que o Sporting está muito atrás dos outros dois [Benfica e FC Porto] em termos organizativos".

Quanto à SAD do Benfica, Hélder Varandas indicou que tem um passivo consolidado de 340,7 milhões de euros, dos quais 177 milhões de euros de curto prazo.

Hélder Varandas salientou que os activos correntes realizáveis e valores em caixa não geram liquidez suficiente para amortizar os 177 milhões exigíveis no prazo de um ano à SAD do Benfica, que deverá refinanciar a dívida, nomeadamente com a emissão de um empréstimo obrigacionista de 40 milhões de euros que substitui o de 20 milhões, que chega ao seu termo.

A SAD do FC Porto tem um passivo de 148,7 milhões de euros, com um passivo de curto prazo à volta de 114 milhões de euros, adiantou.

Hélder Varandas advertiu que o passivo das SAD não reflecte as contas dos clubes, porque exclui a dívida dos clubes e de outras empresas do seu universo, que não consolidam nas SAD.