Para Lourenço Pinto, "o dano, motivado por uma defeituosa interpretação da factualidade, foi tão grande" que belisca a legitimidade do presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e da sua Comissão Disciplinar (CD).

"[No caso do] presidente da Liga e da Comissão Disciplinar, face a esta decisão, tão bem fundamentada, (...) penso que o dever e o caminho a seguir seria, para a reposição da naturalidade das coisas, apresentarem a demissão", defendeu Lourenço Pinto em declarações à Lusa.

O presidente da AFP defendeu que a decisão da CD, que puniu Hulk e Sapunaru com quatro e seis meses de suspensão, foi "manifestamente exagerada" e "agitou o desporto português, colocando um forte estigma nesta época desportiva", que passará será "classificada durante muito tempo como a época dos túneis".

"Os ‘stewards’ não têm estatuto para poderem estar numa posição hierárquica relativamente aos intervenientes do jogo. Ou seja, jamais um ‘steward’ poderia, como foi considerado, ser um interveniente no jogo", advogou.

Lourenço Pinto considerou que compete ao FC Porto "procurar junto dos tribunais comuns não só ser ressarcido pelos danos patrimoniais e morais sofridos com esta decisão, (...), mas também não desproteger os atletas, que também eles sofreram danos patrimoniais e morais incomensuráveis".

"No caso de Hulk, poderá até ter levado este homem a não ser convocado para a selecção do Brasil que irá estar presente no Campeonato do Mundo da África do Sul, o que será uma desvalorização pessoal e profissional", advertiu.

Após analisar os recursos dos portistas, o Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol decidiu hoje reduzir os castigos dos futebolistas Hulk e Sapunaru para três e quatro jogos de suspensão, respectivamente.

O CJ alterou as decisões da Comissão Disciplinar da Liga, que tinha suspendido Hulk por quatro meses e Sapunaru por seis devido a agressões a assistentes de recintos desportivos no túnel de acesso aos balneários do Estádio da Luz, após o jogo Benfica-FC Porto (1-0), da 14.ª jornada da Liga, disputado a 20 de Dezembro de 2009.