Com as defesas menos batidas, Benfica e Braga chegam a este jogo separados por apenas três pontos, residindo a diferença em mais uma vitória das "águias" (18 contra 17), abrindo-se o fosso na capacidade concretizadora dos “encarnados”, com os seus 60 golos marcados contra apenas 34 dos “arsenalistas”.

Sábado, às 20:15, perante as repletas bancadas da Luz, o jogo tem dimensão de título, embora depois dele as duas equipas ainda tenham que disputar mais 18 pontos e alguns deles de elevado grau de dificuldade.

Depois de ter eliminado o Marselha na Liga Europa e de ter derrotado o FC Porto na final da Taça da Liga, a equipa de Jorge Jesus apresenta-se com moral elevado e deverá ter todo o plantel à disposição, embora Saviola apresente queixas de uma contusão, enquanto o Sporting de Braga não terá Vandinho, que continua a cumprir uma suspensão de três meses.

Apesar das atenções viradas para a Luz, a ronda abre na sexta-feira, com a visita do Sporting ao Marítimo (11.º), num jogo em que os madeirenses se apresentam sem vencer há cinco jornadas e os "leões" em busca da regularidade.

As últimas vitórias para a Liga pareciam mostrar um Sporting melhor (3-0 ao FC Porto, 4-0 ao Belenenses, 3-1 ao Guimarães), mas a equipa perdeu o último objectivo - eliminado pelo Atlético Madrid na Liga Europa -, e encontrou mais um "caso" no plantel, com o russo Izmailov.

Os "leões" têm ainda a missão de segurar o quarto lugar na Liga, embora tenham uma confortável vantagem de cinco pontos sobre o quinto, o Vitória de Guimarães, que sábado recebe a Académica (12.º).

O tetracampeão FC Porto, terceiro na classificação (a 11 pontos do Benfica) visita o Belenenses (último), uma semana depois da derrota na final da Taça da Liga, mas depois de ter passado incólume em Vila do Conde, vencendo o Rio Ave na primeira mão das meias finais da Taça de Portugal (3-1).

Mais do que a vitória em Vila do Conde, o FC Porto teve na quarta feira um dia "em cheio", ao ver o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol modificar o castigo de Hulk de quatro meses de suspensão para três jogos, ainda no rescaldo dos incidentes no túnel da Luz.

Três meses depois de ter alinhando na 14.ª jornada, na derrota por 1-0 na Luz, o brasileiro deverá voltar à equipa do FC Porto nas provas nacionais no Restelo, onde Jesualdo Ferreira não pode contar com Mariano (rotura ligamentar), Silvestre Varela (fractura do perónio) ou Cristian Rodriguez (microrrotura).

Mas o jogo de domingo é também fulcral para os do Restelo, em penoso risco de descida, embora o FC Porto não baixe os braços em relação a uma vaga no acesso à Champions, o que poderia ganhar nova "vida" com uma derrota do Braga na Luz.

Em situação complicada na contabilidade da manutenção está também o Leixões (15.º e penúltimo), que recebe a Naval (8.ª) e está proibido de perder pontos, num momento em que já se encontra a cinco pontos do primeiro lugar a salvo (14.º).

É nessa posição que se encontra o Vitória de Setúbal, que nesta ronda recebe o Nacional (9.º), ainda em luta pelos lugares europeus.