Instado sobre a rivalidade com o Sporting de Braga e se almeja, tal como acontece no momento com os bracarenses, colocar o Vitória a lutar pelo título, José Pereira respondeu: "deve estar mais preocupado o Braga em copiar o que o Vitória fez nas últimas épocas, do que o contrário".

"Se atendermos às últimas épocas, tirando esta, o Vitória de Guimarães tem tido prestações e qualificações bem melhores do que o Sporting de Braga. Neste momento, é verdade que estão à nossa frente e também o é que pretendemos ficar sempre à frente do Sporting de Braga", frisou o novo dirigente vitoriano.

José Pereira lembrou "as declarações do próprio presidente do Braga há não muito tempo", referindo-se implicitamente às críticas que António Salvador fez em tempos aos adeptos bracarenses, por serem em menor número no municipal de Braga do que os vimaranenses no seu estádio.

Na conferência de imprensa da sua apresentação oficial, José Pereira frisou que a próxima época já está a ser preparada e reiterou que o objectivo na presente temporada é o apuramento para a Liga Europa.

"Mentiria se dissesse que ainda antes das eleições não tínhamos já alguns rascunhos sobre a próxima época, mas neste momento não há qualquer decisão nem sobre contratar nem dispensar ninguém", disse.

Antes, o vice-presidente para o futebol, Paulo Pereira, explicou que José Pereira "vai ficar responsável por todo o futebol do Vitória e fazer o elo de ligação entre o futebol juvenil e sénior".

José Pereira elencou como prioridade a "aposta forte" no futebol jovem, de forma a conseguir que mais jogadores da formação vitoriana cheguem ao plantel sénior.

"Temos uma boa formação, como o atestam os vários jogadores nossos nas selecções jovens, mas falta-nos alguma especialização no sentido de os introduzir depois na equipa principal", detalhou.

O ainda presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol - "institucionalmente até 15/16 de Maio" - avisou ainda que "vão haver mudanças" no futebol do Vitória, mas que "este não é o momento aconselhável para elas serem feitas".

Para José Pereira, esta é a altura de "depositar confiança" e "apoiar incondicionalmente a equipa técnica e os jogadores", tendo em vista o apuramento para a Liga Europa, "sendo que a assiduidade nesta classificação dá esperança e motivação para que o Vitória possa atingir outros objectivos".

O director desportivo disse também querer implementar "um modelo de jogador 'à Vitória', desde os 'Afonsinhos' até à equipa sénior".