Até à 23.ª jornada, a formação comandada por Jorge Jesus soma 18 triunfos, quatro empates e apenas uma derrota, precisamente frente aos “rivais” de Braga, contabilizando 58 pontos.

Na perseguição ao líder Benfica, que detém o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato, surge a equipa “arsenalista”, com menos três pontos, com um registo igualmente notável, só duas derrotas e quatro empates.

Se nos golos sofridos a diferença é escassa, 12 golos sofridos pelo Benfica contra 14 dos bracarenses, já no ataque a diferença é abissal.

O Benfica soma 60 golos marcados, metade deles marcados pelos sul-americanos Cardozo (19 tentos) e Saviola (11), enquanto o Sporting de Braga apenas 34 (terceiro melhor ataque da Liga).

A dupla atacante “encarnada” costuma ser servida pelas alas, normalmente ocupadas por Di Maria e Ramires, nas extremidades de um meio campo ocupado por Aimar e assente na solidez do espanhol Javi Garcia.

À frente do guarda-redes Quim, o técnico das “águias” vai gerindo a lateral esquerda, com Fábio Coentrão e César Peixoto, ao lado dos “indiscutíveis” Luisão, David Luiz e Maxi Pereira.

Já nos “arsenalistas”, à frente do “dono” da baliza da selecção portuguesa Eduardo, Domingos Paciência encontrou em Filipe Oliveira o substituto para João Pereira, entretanto transferido para o Sporting, apostando em Moisés e André Leone para o eixo da defensiva e em Evaldo para a esquerda.

No meio campo, onde “reina” o regressado Hugo Viana, o técnico bracarense alinha regularmente, na ausência do castigado Vandinho, com o incansável Mossoró e o criativo Alan no apoio a Meyong, dispondo de outras alternativas, como Luis Aguiar, Olberdam e Andrés Madrid para o “miolo” e Renteria e do “suplente” Matheus para o ataque.

O Benfica, líder com 58 pontos, recebe sábado o Sporting de Braga, segundo com 55, às 20:15, no Estádio da Luz, em jogo da 24.ª jornada da Liga.