Dos muitos jogos entre os grandes rivais do Minho, Manuel Cajuda recorda especialmente um, jogado em Guimarães, na época 1996/97, então ao comando dos bracarenses.

"Era a última jornada do campeonato e o Vitória de Guimarães dependia do resultado do Salgueiros em Faro para ir à Europa e, no último minuto, o Abílio falhou uma grande penalidade. Com isso, o Vitória e o Braga foram à Europa, sendo que o Braga já não ia há muitos anos. Foi um jogo emotivo e recordo que ficaram as duas massas associativas satisfeitas", recordou Cajuda.

Com o empate 0-0 então verificado, os minhotos de Braga seguraram a quarta posição com 55 pontos e os de Guimarães o quinto lugar com 53, sendo que o Salgueiros "morreu na praia" com 52 pontos.

Por ter "um passado brilhante" em ambos clubes, o treinador não quis fazer outros comentários sobre o jogo de sexta-feira, receando que qualquer palavra pudesse cair mal em alguma das partes.

"Eu compreendo que os de Braga não gostem dos de Guimarães e vice-versa, mas eu gosto dos dois clubes - sou de Olhão", disse.

De resto, Cajuda considera serem jogos "com tudo de positivo e nada de negativo".

"É uma partida imperdível e um dos grandes 'derbys' que o campeonato português não pode deixar de ter. Tenho muita pena de o não poder ver, só depois pela internet vou ver o resultado", concluiu.

O Sporting de Braga, segundo classificado com 55 pontos, recebe o Vitória de Guimarães, quinto com 36, pelas 18:00 de sexta-feira, em jogo da 25.ª jornada da Liga de futebol.