“Hoje estou aqui para apresentar a minha candidatura com base no projecto que eu próprio delineei”. Foi desta que Fernando Gomes iniciou, esta quarta-feira, a apresentação da sua candidatura à presidência de Liga de Clubes.

A apresentação teve lugar na sede da Liga, no Porto, e o candidato escolhido irá substituir Hermínio Loureiro que se demitiu após ter conhecido a decisão do Conselho de Justiça no caso dos jogadores do FC Porto, Hulk e Sapunaru.

Fernando Gomes explicou que, aquando a decisão da candidatura, teve de fazer uma análise ao que é actualmente a Liga de Clubes. O ex-administrador do FC Porto encontrou várias falhas no modelo actual, tais como a falta de definição da missão da Liga e a necessidade de encontrar uma estrutura organizativa executiva ao nível de topo. Focando-se ainda na ajuda de sustentabilidade aos clubes com mais dificuldades.

“Isto porque achamos que a definição do modelo estratégico da Liga de Clubes não é clara”, frisou Fernando Gomes realçando que “existe pouco envolvimento dos clubes e SAD´s nos processos de decisão”.

Mas o ponto mais forte da candidatura, na opinião de Fernando Gomes, é a promoção do modelo de negócio do futebol português, com grande destaque para o reforço da marca e do marketing, afirmando o valor agregador da Liga Portuguesa de Futebol Português (LPFP).

Em linhas gerais do seu programa de candidatura, Fernando Gomes quer “aumentar a competitividade como forma de melhorar a qualidade das competições profissionais” e assim garantir uma Liga com organização mais profissional.

Quanto ao futuro da Liga de clubes, e caso seja escolhido para presidir o órgão, Fernando Gomes quer maior autonomia e melhores práticas na gestão e criação de valor para os accionistas dos clubes.

Fernando Gomes tem no seu histórico uma grande ligação com o FC Porto, mas o ex-administrador do clube não teme uma ligação directa com o clube presidido por Pinto da Costa.

“O FC Porto não tem nenhum tipo de relações com a Liga. Não vou inclinar para o lado do FC Porto, não quero que me associem ao clube. No momento em que for escolhido como presidente, apoiarei todos os clubes”, e acrescenta: "Eu não saí da administração do FC Porto para ser presidente da Liga”.

Rui Alves afirmou, na semana passada, que tinha convidado Fernando Gomes para administrar a parte financeira da Liga e o candidato proveniente da SAD portista confirmou o convite, que foi feito numa “conversa informal” mas continuou com o seu próprio projecto.

O ex-presidente da Liga de Clubes de Basquetebol reconheceu ainda que existem falhas na actual estrutura da Liga e tudo fará para mudar os erros do passado.

“Do momento em que for eleito irei fazer uma reavaliação de toda a estrutura e regulamentos, que necessitam de ser alterados, nomeadamente no campo da arbitragem”.

Fernando Gomes afirmou que um dos pontos fortes da sua candidatura é o apoio por parte dos clubes da I Liga (reconheceu pelo menos três) e principalmente de clubes da II Liga: “Já contactei todos os clubes e o apoio é muito grande, recebi palavras de incentivo por parte de muitos clubes”.

Para finalizar, deixou em aberto quanto à decisão de apoiar a continuidade de Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem, e Ricardo Costa, presidente da Comissão Disciplinar. “Só na altura em que for eleito é que irei fazer essas avaliações”, concluiu.