Cenários muito distintos para dois históricos de Lisboa, com o Benfica cada vez mais perto do título, que não conquista desde 2004/05, sobretudo depois de ter passado terça-feira importante teste no dérbi de Lisboa com o Sporting (2-0).

A partida, agendada para as 18:00 no estádio Cidade de Coimbra, não está igualmente livre de pressão para a Académica, que ainda discute a manutenção no escalão máximo do futebol português.

Os "estudantes" estão três lugares acima da descida (12.º), mas apenas com mais um ponto do que Vitória Setúbal (13.º, com 25 pontos) e Olhanense (14.º), equipas imediatamente acima da linha de água.

Em Coimbra, as "águias" não contam com o capitão Luisão, um dos jogadores mais utilizados e que cumprirá castigo, mantendo-se em dúvida Cardozo, que sofreu uma entorse frente ao Sporting, e Saviola, em final de recuperação a lesão.

Pouco depois do jogo em Coimbra entra em "cena" o FC Porto, que recebe no estádio do Dragão o Vitória de Guimarães (20:15), em jogo com alguns interesses ainda em discussão.

O tetracampeão nacional, a 11 pontos da liderança, ainda alimenta a possibilidade de chegar ao segundo lugar - possível se o Braga ainda vier a escorregar (está a cinco pontos) -, e os vimaranenses ainda discutem o quarto lugar.

Quando a equipa de Jesualdo Ferreira entrar em campo já saberá o resultado do Sporting de Braga, que recebe na véspera o "aflito" Leixões (15.º), num jogo em que a equipa “arsenalista” quer continuar a alimentar o sonho de um título inédito.

Do outro lado está um Leixões em situação complicada, quase proibido de perder pontos. Está a quatro pontos da zona de manutenção e tem à sua frente Olhanense e Setúbal, numa luta que se adivinha acesa até final.

Já o Sporting, com uma época para "esquecer", segura apenas o quarto lugar. A derrota na Luz (2-0) está já para trás e os "leões" fecham segunda-feira a jornada com a recepção a um Vitória de Setúbal também a precisar de pontos.

É também na zona de descida que as contas se começam a fazer e se os sadinos ainda tentam fugir a uma condenação, a verdade é que têm dois jogos de altíssimo risco: vão a Alvalade e recebem logo de seguida o FC Porto (na 28.ª ronda).

Com significativo atraso pontual começa a estar o Belenenses, que no domingo recebe o Rio Ave (16:00) - também em mau momento - e que verá consumada a descida caso Olhanense (recebe sexta feira o Marítimo) e Setúbal façam mais pontos.

Programa da 27.ª jornada:

- sexta feira, 16 abr:
Olhanense - Marítimo, 20:15 (SportTV).
- sábado, 17 abr:
Paços de Ferreira - Naval, 19:15 (SportTV).
Sporting de Braga - Leixões, 21:15 (SportTV).
- domingo, 18 abr:
Nacional - União Leiria, 16:00.
Belenenses - Rio Ave, 16:00.
Académica - Benfica, 18:00.
FC Porto - Vitória Guimarães, 20:15 (RTP).
- segunda feira, 19 abr:
Sporting - Vitória de Setúbal, 20:15 (SportTV).