O estádio da Académica está hoje atipicamente pintado de vermelho e branco. São muitos os adeptos que se deslocaram ao estádio cidade de Coimbra para apoiar e “empurrar” o líder do campeonato, o Benfica.

Esse sinal dado pelos adeptos foi correspondido da melhor forma em campo pelos jogadores do Benfica. Os “encarnados” entraram de rompante na partida com o intuito de resolver as coisas o mais depressa possível. A Académica encolheu-se e foi sem surpresa que os comandados de Jorge Jesus à vantagem.

Na sequência de um lançamento de linha lateral a defesa da Académica demorou a afastar e Weldon apareceu sem marcação a cabecear certeiro para o fundo das redes. Estavam jogados apenas dois minutos.

Adivinha-se mais um passeio da equipa do Benfica, após a forte entrada, mas não foi isso que aconteceu.

André Villas Boas estava  desagradado com a atitude da sua equipa nos primeiros minutos e tentou pôr ordem na equipa. Os estudantes acataram os conselhos do professor e passaram da teoria à prática.

Primeiro foi o central Luiz Nunes que na sequência de um canto pôs à prova Quim num remate de cabeça colocado.

Depois foi Diogo Rafael que à entrada da área dominou a bola e, sem oposição, rematou forte colocando a bola no fundo da baliza de Quim. A Académica tinha perdido a vergonha e via-se na forma como os seus jogadores trocavam a bola.

No entanto, o Benfica é uma equipa mais experiente e mais consistente no seu jogo e aos poucos voltou a tomar as “rédeas” do encontro.

Já perto da final da primeira parte, surgiu então o segundo golo do Benfica. Di Maria apareceu no jogo, entrou pelo flanco esquerdo e cruzou para a área, onde o surpreendente Weldon voltou a aparecer sem marcação fazendo o seu segundo golo desta noite e colocando os encarnados em vantagem.

Este resultado (2-1) manteve-se até ao final dos primeiros 45 minutos.