Depois de ter empatado 2-2, em Olhão, na 13.ª jornada, o Benfica só perdeu mais dois pontos, na visita ao Vitória de Setúbal (1-1), na 18.ª jornada, num jogo no qual Cardozo falhou uma grande penalidade já em tempo de descontos.

Uma vitória sábado frente ao Olhanense, ainda na luta pela manutenção, deixa o Benfica de olhos postos na visita do Sporting de Braga, à Naval 1º de Maio, agendada para domingo.

Com as duas equipas separadas por seis pontos, uma "escorregadela" da equipa orientada por Domingos Paciência no terreno da "tranquila" Naval, permitirá ao Benfica celebrar o título no sofá.

Para a recepção ao Olhanense, o técnico Jorge Jesus já deverá contar com o avançado argentino Javier Saviola, ausente nos últimos encontros devido a uma lesão no pé, que poderá fazer dupla no ataque com Óscar Cardozo.

Caso Benfica e Sporting de Braga vençam os respectivos compromissos, a decisão do título ficará adiada para a jornada 29, podendo os "encarnados" festejar na visita ao tretacampeão nacional, FC Porto.

Já sem hipóteses de chegarem ao "penta", os azuis e brancos, que visitam o Vitória de Setúbal, esperam ainda por um falhanço do Sporting de Braga, que lhes permita chegar ao segundo lugar.

A jornada pode também ficar marcada pela descida do Belenenses (17 pontos), que se consumará se a equipa do Restelo não ganhar na visita ao Vitória de Guimarães, que segunda-feira encerra a jornada.

Também aflito está o Leixões, penúltimo da tabela, com 21 pontos, que domingo recebe a Académica, ainda a fazer contas para garantir a permanência.

A equipa de Matosinhos está quase obrigada a pontuar, mas tem o "conforto" de ver os seus mais directos adversários pela manutenção, Vitória de Setúbal (25) e Olhanense (25), disputarem dois jogos de elevadíssimo risco, com o FC Porto e Benfica, respectivamente.

Com o quarto lugar praticamente assegurado, e um novo treinador para a nova época (Paulo Sérgio), o Sporting visita domingo a União de Leiria, oitava da classificação, em igualdade pontual (34) com o Marítimo.

A equipa insular e o Rio Ave protagonizam sexta-feira, em Vila do Conde, o encontro inaugural da ronda.

Programa da 28.ª jornada:

- Sexta-feira, 23 abr:

Rio Ave - Marítimo, 20:15 (SportTV)

- Sábado, 24 abr:

Vitória de Setúbal - FC Porto, 19:15 (SportTV)

Benfica - Olhanense, 21:15 (RTP1)

- Domingo, 25 abr:

Leixões - Académica, 16:00

Nacional - Paços de Ferreira, 16:00

Naval 1º de Maio - Sporting de Braga, 18:00 (SportTV)

União de Leiria - Sporting, 20:15 (SportTV)

- Segunda feira, 26 abr:

Vitória de Guimarães - Belenenses, 20:15 (SportTV)