A equipa de Matosinhos, penúltima no campeonato, estava obrigada a ganhar os três pontos para poder sonhar com a manutenção, mas a Académica, que com a vitória garantiu a manutenção, complicou as contas ao Leixões, que agora depende de outros para se manter na divisão principal.

A Académica, que queria garantir os três pontos e desde logo a manutenção, fez da precisão do passe a arma para controlar o jogo no meio-campo no quarto de hora inicial, domínio que foi prontamente contrariado pelo Leixões, muito rápido nas transições entre a defesa e o ataque.

Perdulária nos livre directos, a formação de Castro Santos pagaria pelas suas falhas de concretização, quando uma falta de Nuno Silva sobre Éder deu origem a uma grande penalidade, oportunidade que Sougou aproveitou para colocar a Académica em vantagem antes do final da primeira parte.

O nervosismo dos primeiros 45 minutos, pautado por vários desentendimentos entres os jogadores das duas equipas, continuou no regresso dos balneários, com entradas duras de parte a parte e discussões acesas com o árbitro João Ferreira.

Cardozo esteve perto de repor a igualdade no marcador ao minuto 52, quando rematou à trave, desperdiçando a melhor ocasião dos leixonenses, que, de cabeça perdida, continuaram a não aproveitar as falhas contrárias.

A defesa da Académica, liderada por Berger, foi conseguindo segurar a igualdade, mas uma mão de Luiz Nunes na área foi punida com grande penalidade, que Hugo Morais não desperdiçou, aos 73 minutos.

A alegria do Leixões e dos seus adeptos, que responderam à abertura de portas do Estádio do Mar em massa, haveria de durar apenas seis minutos: Diogo Gomes, aproveitando uma desconcentração da defesa leixonense aquando da marcação de um livre, rematou para o fundo das redes de Berger.

Volvidos outros seis minutos, a ilusão do Leixões de se manter na Liga principal sofreu novo golpe, quando Nuno Silva viu o vermelho por acumulação de amarelos e, na sequência de um livre, Éder fixou o resultado final em 3-1.

Na próxima jornada, os leixonenses visitam Olhão para enfrentar o seu rival mais directo, o Olhanense, naquele que pode ser o jogo definitivo na luta pela permanência.