Em caso de triunfo, a equipa de Domingos Paciência mantém-se a seis pontos dos "encarnados" que precisam de apenas um ponto em dois jogos para confirmar o título: caso os bracarenses falhem os três pontos, o conjunto de Jesualdo Ferreira aproxima-se e a formação de Jorge Jesus sagra-se campeã no… sofá.

Na próxima ronda, o Benfica joga no Dragão frente ao FC Porto, num encontro que terá um ausente forçado, o colombiano Falcao, devido a castigo disciplinar.

O Sporting visita a União de Leiria apenas para cumprir calendário, uma vez que o quarto lugar está garantido e o terceiro é já inatingível - o conjunto do Lis ainda sonha com o quinto lugar.

O Nacional, em sexto, persegue o mesmo objectivo, mas, para isso, tem de ganhar em casa ao tranquilo Paços de Ferreira, em posição confortável.

No lado oposto da classificação, o Leixões está obrigado a vencer a Académica em casa, caso contrário fica à porta da indesejável Liga de Honra - os "estudantes" garantem a manutenção se pontuarem.

A ronda termina segunda-feira com o Vitória de Guimarães, quinto, a receber o lanterna vermelha Belenenses.

A jornada principiou sexta-feira com o 0-0 no Rio Ave-Marítimo e prosseguiu sábado com o triunfo do FC Porto 5-2 na visita a Setúbal e os 5-0 do Benfica ao Olhanense.