Consumada a descida, na 28.ª e antepenúltima jornada da Liga, Toni diz que é preciso acabar o campeonato "com dignidade, uma exigência” que faz aos jogadores, sugerindo aos actuais dirigentes que façam "uma reflexão profunda" sobre a situação a que o clube chegou.

"Não é por acaso que o Belenenses está na posição que está", observou, em declarações à Sport TV.

"Triste" por não ter podido ajudar o clube a manter-se na Liga principal, Toni confirmou que teve "uma conversa com a direcção" e que ambas as partes entenderam que o melhor era "cada uma seguir o seu caminho, com abertura e sem dramatismos".

Toni tentou ainda levantar um pouco o véu sobre as causas da descida, ao lembrar que entrou no Restelo em Janeiro, "numa fase complicada" e que tentou fazer tudo para "dar a volta à situação através do trabalho e da motivação dos jogadores", mas que tal não foi possível por "nunca ter surgido uma vitória galvanizadora".

Sobre o jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, o técnico entende que a diferença entre ambas residiu na eficácia.

"Repartimos o jogo com o Vitória, criámos oportunidades de golo, controlámos, dominámos, mas não conseguimos marcar ao contrário deles, que fizeram dois golos", disse Toni, em jeito de justificação para a derrota, apesar de achar que "não há vitórias morais" e que a eficácia foi "mérito do Vitória".