Numa entrevista descontraída, Bettencourt começa por admitir que o ambiente interno em Alvalade é mais complicado do que esperava e que isso foi também um ponto que prejudicou a época do Sporting.

“O ambiente interno que encontrei foi de cansaço, esgotamento, até um bocadinho de guerra civil”, revelou JEB.

Afirma que os resultados da sua liderança são inevitavelmente analisados pelos resultados desportivos, mas sublinha que há mais trabalho a ser feito.

Quanto a Costinha, coloca-o como o seu “braço direito”:

“Costinha vai ter um peso muito importante, vai integrar-se numa estrutura leve, com muito pouca gente e que será implementada para a próxima época”, assumindo que este ano foi de aprendizagem para “perceber determinadas incapacidades do clube na sua organização”.

Reconhece, ainda assim, a época má dos leões, falando mesmo em desgraça:

“A desgraça atrai desgraça e o Sporting, às tantas, mereceu a desgraça que atraiu. Houve coisas muito desagradáveis que aconteceram e que marcaram a época.”

Garante que o futuro está a ser preparado e que “assim que os resultados o permitam, vai explodir novamente a massa sportinguista em Portugal e no estrangeiro”.

Dossiê treinador

Paulo Sérgio foi já anunciado como sucessor de Carlos Carvalhal e Bettencourt garante que o ainda técnico do Vitória de Guimarães foi a “primeira opção”.

Quanto a motivos, esclarece qual era o perfil desejado:

“Ser um treinador jovem, com ambição, com bom currículo, boa liderança, boa equipa técnica e uma pessoa muito disponível e com vontade de atirar o Sporting para a frente.”

Embora reconheça que pode ser considerada uma “solução de risco”, confidencia que se tratou de “uma decisão absolutamente colegial” e tomada com o conhecimento e aprovação de Costinha.

André Villas-Boas era um dos nomes na lista dos leões, mas de modo caricato o presidente leonino alega que o técnico da Académica foi apenas considerado para um”plano de contingência” caso Carvalhal não recuperasse o Sporting.

Quanto ao técnico agora de saída, admite que foi feito”um bom trabalho, atendendo a todas as circunstâncias numa época claramente difícil”.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.