Em quase 79 anos de história - o primeiro jogo entre Benfica e FC Porto realizou-se a 28 de Junho de 1931, na final do Campeonato de Portugal -, os dois clubes disputaram 214 jogos oficiais, com ténue saldo positivo para os "encarnados".

Há pouco mais de um mês as duas equipas estavam em absoluta igualdade (80 vitórias para cada um e 53 empates), mas a final da Taça da Liga no Algarve, com um claro 3-0 da equipa da Luz (golos de Ruben Amorim, Carlos Martins e Cardozo), desequilibrou as contas.

Em apenas uma época, a que está em curso, o fiel da balança passou a pender para o lado das "águias", depois de terem vencido os últimos dois jogos com o rival do Porto (1-0 para a Liga, na Luz, e o já referido triunfo do Algarve).

A análise a tão longa história, com 214 jogos, inclui encontros para o "nacional", Taça de Portugal, Supertaça e o "desaparecido" Campeonato de Portugal.

Já em golos marcados as assimetrias são maiores, com o Benfica a apresentar um registo global de 349 contra 307 do FC Porto.

Mas a história nem sempre foi tão equilibrada.

Até meados dos anos 80 o Benfica assumia o papel "dominante" - em 83/84 somava mais 17 triunfos (61 contra 44) e 70 golos marcados (275-205) -, situação que começou a ser contrariada e, depois, anulada com o surgimento de um FC Porto forte e ganhador, já sob a presidência de Pinto da Costa.

Um crescimento a espaços na reta final da década de 80 e em supremacia quase absoluta - com ligeiras intermitências ou intromissões esporádicas de Benfica, Sporting e Boavista - nos anos 90 e já a partir de 2000.

Distribuindo os êxitos dos dois emblemas pelas competições nacionais, o FC Porto domina na Liga, com mais cinco vitórias, no extinto Campeonato de Portugal (4-3 em triunfos) e na Supertaça (12 contra cinco).

O Benfica tem supremacia na Taça de Portugal (19 vitórias e sete derrotas, num total de oito em nove finais ganhas) e muito recentemente na Taça da Liga, a segunda no palmarés dos "encarnados" e primeira frente ao FC Porto.

Resumo de jogos (214):

- Liga Portuguesa (151 jogos):

FC Porto: 57 vitórias.

SL Benfica: 53 vitórias.

Empates: 41.

- Taça Portugal (31 jogos):

SL Benfica: 19 vitórias.

FC Porto: 7 vitórias.

Empates: 5.

- Supertaça (24 jogos):

FC Porto: 12 vitórias.

SL Benfica: 5 vitórias.

Empates: 7.

- Campeonato Portugal (7 jogos):

FC Porto: 4 vitórias.

SL Benfica: 3 vitórias.

- Taça da Liga (1 jogo).

Sl Benfica: 1 vitória.

- GLOBAL:

SL Benfica: 81 vitórias.

FC porto: 80 vitórias.

Empates: 53.