No domingo, dia que poderá ser de grandes decisões para o Benfica - basta-lhe um ponto para se sagrar campeão -, os "dragões" completam dois anos e 13 dias sem vencer aquele que é o seu maior rival no futebol português.

É preciso recuar até 20 de Abril de 2008 para recordar a última vitória portista frente às "águias", em pleno estádio do Dragão e numa época (2007/08) em que a equipa de Jesualdo Ferreira já era virtual campeã.

Na ocasião o Benfica visitou o FC Porto a uns "enormes" 23 pontos de distância e Lisandro Lopez, esta época transferido para o Lyon, foi o homem do jogo.

O avançado argentino era uma das jóias da coroa do plantel portista e aos 07 e 80 minutos marcou os golos que deram expressão ao marcador.

A história do jogo foi em sentido único e o FC Porto abriu cedo o marcador, com "Licha", alcunha do avançado argentino, ainda de fora de área a passar pelo brasileiro Luisão, que falhou o corte, e a rematar para o 1-0.

No segundo tempo, num golo quase a "papel químico", Lisandro, novamente da meia-lua da grande área do Benfica rematou e Quim, uma vez mais, viu a bola entrar na baliza depois de ainda bater no relvado.

Dos dois plantéis restam ainda muitos jogadores.

No FC Porto, Helton, Bruno Alves, Fucile, Raul Meireles, Mariano, Farias, Mariano ou Ernesto Farias participaram nessa vitória e Nuno foi guarda-redes suplente.

No lado do Benfica, que era então treinado interinamente por Chalana, permanecem Quim, Luisão, Maxi Pereira, Di Maria, Nuno Gomes e Cardozo, além do actual administrador Rui Costa, enquanto Luís Filipe foi suplente não utilizado.

Entre os "encarnados" figurava também o internacional uruguaio Cristian Rodriguez, nos dias de hoje jogador do FC Porto.

O jogo de domingo entre FC Porto e Benfica, o 214.º da história entre os dois clubes, está agendado para as 20:15 no estádio do Dragão, sob a arbitragem do leiriense Olegário Benquerença.