Manuel Machado afirmou ter conversado com os jogadores, após esse jogo, trasmitindo-lhes que o cenário ficou mais difícil, mas incentivando-os também à vitória no jogo com a Académica, uma vez que as hipóteses de o Nacional poder chegar ao quinto lugar, encontram-se ainda em aberto.

"Uma vez que no último jogo as coisas não nos correram como projectáramos, conversei com os jogadores, onde lhes transmiti que o cenário ficou menos positivo, mas disse-lhes também que as hipóteses continuam em aberto. Notei que os jogadores apresentam um estado de espírito de ambição, no sentido de atingirmos a meta a que nos propusemos", explicou Manuel Machado, na conferência de imprensa que serviu para projectar a partida com os "estudantes".

"Matematicamente ainda é possível chegarmos ao quinto lugar e, por isso, iremos encarar o jogo com a Académica com a ambição de ganhar, com a consciência de que dependemos dos resultados de terceiros, mas sem perdermos a vontade de continuarmos a acreditar", observou o técnico da equipa madeirense que diz desconhecer que tipo de comportamento terá o adversário, depois de na semana passada ter garantido a manutenção.

"A questão de se jogar com pressão ou sem ela, tem sempre duas faces. Não sei como será o comportamento do nosso adversário, mas o que me preocupa mesmo é aquilo que a minha equipa terá de fazer. Creio que vou encontrar uma Académica a jogar de acordo com o seu padrão táctico, que é composta por bons jogadores e que dificulta muito a vida aos seus adversários", sublinhou.

Relativamente à sua equipa, Manuel Machado mostrou-se satisfeito com a forma como vem defendendo, mas destacou o comportamento menos positivo em termos de finalização.

"Apesar de termos vindo a pontuar nas últimas quatro jornadas de forma consecutiva e de termos denunciado uma maior solidez defensiva, temos também algum défice em termos de concretização, caso contrário estaríamos muito mais aliviados nesta altura", explicou Manuel Machado.

"Em Coimbra, pretendo que a equipa mantenha a mesma coesão defensiva, mas quero que melhoremos a nossa qualidade de concretização", augurou.

Relativamente às recentes declarações do presidente Rui Alves que deram conta de que o futuro do técnico só se decidirá no final da época, Machado disse subscrevê-las inteiramente e não se coibiu de lançar críticas à imprensa.

"Aquilo que se escreve não influencia nada a equipa, porque todos sabem da necessidade de vender jornais. Julgo que o nosso país é único no facto de ter três jornais desportivos diários e por isso há uma grande necessidade de encher as páginas, com retórica, notícias pouco fundamentadas e projecções que jamais virão a ser materializadas", afirmou a concluir.