"Estamos a completar o projecto de estatutos da federação e vamos levá-la a um assembleia da FPF para ser discutida e eventualmente aprovada. Pensamos que o nosso projecto pode ser consensual junto dos sócios da federação", disse o presidente da Associação de Futebol (AF) de Lisboa, Carlos Ribeiro, à Agência Lusa.

Em causa está a decisão do secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias, de suspender o estatuto de utilidade pública da FPF pela não adequação dos estatutos do organismo ao novo Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD).

"Mesmo que o nosso projecto de estatutos seja aprovado, não vamos deixar de impugnar judicialmente um despacho que não tem qualquer sustentação moral e legal. Esperamos fazê-lo no mês de Maio", frisou o líder da AF Lisboa.

As estruturas distritais rejeitam a eleição do conselho de arbitragem por método de Hondt, a nova distribuição de votos na assembleia geral da FPF (agora com dois terços, as associações ficarão com apenas 30 por cento de votos) e o protocolo FPF/Liga para a organização dos campeonatos profissionais.

A Comissão Delegada das Associações Distritais foi hoje recebida, na Assembleia da República, por quatro grupos parlamentares (PS, PSD, CDS/PP e PCP), que demonstraram "compreensão pelos pontos de vista" das associações.

"Houve disponibilidade de todos em reavaliar a situação e verificar o estado da lei de bases e do regime jurídico. Houve compreensão dos nossos pontos de vista, houve quem afirmasse que estava absolutamente ao nosso lado como foi o caso do PCP, que entende que a lei em vigor é uma forma de governamentalização do desporto", referiu Carlos Ribeiro.

A Comissão Delegada das Associações Distritais fazem parte elementos da AF Lisboa, AF Porto, AF Braga, AF Santarém, AF Évora e AF Madeira.