Segundo avançou à Agência Lusa o comissário Paulo Ornelas Flor, a PSP, "além da componente operacional que possui", está "igualmente vocacionada para controlar as informações ao nível nacional com o Ponto Nacional de Informações Desportivas (PNIF)".

A edição de hoje do jornal Público revela que estão a ser combinados confrontos entre claques na Internet, divulgando locais onde se juntam os adeptos dos "dragões" e "leoninos" para fazerem uma espera aos adversários do Benfica.

No entanto, de acordo com a informação da PSP prestada à Lusa, o trabalho da força de segurança não se limita à recolha de informações operacionais, mas é também complementada com "todas as informações que, directa ou indirectamente, possam ser relevantes para a segurança do evento desportivo".

Apesar da confirmação de que as autoridades policiais estão atentas às informações e alegadas ameaças de locais estratégicos onde as claques possam arremessar objectos às claques adversárias, não foram revelados pormenores acerca da forma como serão controlados esses mesmos adeptos.

A missão da PSP no acompanhamento e referenciação de adeptos perigosos é realizada através das Unidades Metropolitanas de Informações Desportivas (UMID) de Lisboa e Porto.