A Comissão Disciplinar da Liga anunciou esta tarde os castigos a aplicar no rescaldo da 29.ª jornada do campeonato nacional de futebol.

No total de multas aplicadas ao FC Porto e jogadores, no jogo respeitante à 29ª jornada, os dragões terão de desembolsar 5775 euros. Mas a pena mais pesada foi aplicada a Jesualdo Ferreira. O treinador do FC Porto vai ter de cumprir 10 dias de suspensão na sequência da expulsão durante o jogo com o Benfica. Alegadamente por palavras dirigidas ao árbitro.

Fucile, por seu lado, além dos 1150 euros de multa, tem de cumprir dois jogos de suspensão.

Do lado do Benfica, fica livre de castigo o central Luisão, que se suspeitava poder ser alvo de um sumaríssimo e, desta forma, ficar de fora do jogo que decidirá o título.

No entanto, a Comissão de Disciplina da Liga confirma a suspensão de Fábio Coentrão, Di Maria e Javi Garcia. Em numerário, o Benfica e jogadores penalizados terão de desembolsar um total de 3500 euros.

Os valores das multas poderão ser colocados em causa, principalmente por causa da deficiente inspecção aos adeptos à entrada para o estádio. Ainda hoje, Laurentino Dias, secretário de Estado do Desporto, considerou que a "inspecção aos adeptos não pareceu rigorosa" até porque entraram no recinto "objectos perigosos", algo que, nas palavras de Laurentino Dias, "não pode permitir-se".

O secretário de Estado classificou ainda o episódio das bolas de golfe como "algo de muito mau gosto para aqueles que se dizem adeptos do desporto".

Por essa razão, Laurentino Dias garantiu que "quando o campeonato acabar, vamos entrar num período de reflexão sobre o que esteve errado no futebol português", referindo diligências que têm vindo a ser efectuadas junto dos "dirigentes dos clubes, da Liga e da Federação", com os quais pretende "trabalhar".