Iordanov teve na noite de quarta-feira o seu jogo de homenagem em Alvalade. Muitos golos, lembranças e velhas glórias do futebol juntaram-se em Alvalade e levaram Iorda às lágrimas. E Domingos teve uma das maiores ovações da noite.

Iordanov, eterno número 9 do Sporting, ainda é muito acarinhado pelos adeptos. 16 025 fizeram questão de estar presentes e prestar-lhe homenagem.

Antes da entrada em campo do velho craque leonino, um vídeo com os melhores momentos passou nos ecrãs gigantes do estádio, um momento que emocionou o ex-internacional búlgaro. Depois foi a vez de José Eduardo Bettencourt, acompanhado do ex-treinador do Sporting, actual técnico da Naval, Augusto Inácio, lhe oferecerem uma chuteira de cristal. Uma noite de emoções e recordações.

Ao intervalo, foram as claques leoninas – Juve Leo, Directivo XXI e Torcida Verde- a presentear o jogador que ficará para sempre no coração dos adeptos do Sporting.

Para este encontro, muitos foram os ex-jogadores do Sporting e antigos colegas de profissão de Iorda que estiveram em campo, opondo o Sporting aos Amigos de Iordanov. Uma das maiores ovações da noite foi para Domingos Paciência, quando marcou um golo contra…o Sporting. Por outro lado, Veloso, o pai, foi assobiado.

E foi mesmo o Sporting que ganhou vantagem neste encontro amigável, com Sá Pinto, ex-director de futebol dos leões, a inaugurar o marcador, logo aos cinco minutos de jogo. Aos 12’, foi o matador Beto Acosta a ampliar a vantagem e a mostrar que “quem sabe não esquece”.

O Sporting conseguiu, mesmo, uma vantagem de 3-0, quando André Cruz, aos 16’, marcou na sequência de um livre indirecto dentro da grande área. Mas o antigo defesa central acabaria por dar uma “ajudinha”, ao fazer auto-golo após um bom cruzamento de Capucho na direita.

Beto, aos 35’, fez o 4-1, na recarga a um cabeceamento de Naybet à barra e Pauleta levou o encontro para intervalo em 4-2.

Na segunda parte, foi Pauleta a fazer mexer o marcador, ao apontar o 4-3, mas Sá Pinto, com pé quente e a bisar na partida, fez o 5-3 aos 63’, na marcação de uma grande penalidade.

Aos 67’, Dominguez converteu nova grande penalidade, mas Domingos Paciência, pouco depois, fez o 6-4 e foi alvo de uma das maiores ovações da noite. Dani, aos 77’, fez o 6-5. Pauleta ainda fez o 6-6 aos 86'.

Nota ainda para o coro que se fez ouvir no Estádio Alvalade: "Nós só queremos Domingos campeão", gritavam os adeptos sportinguistas nas bancadas.

A noite terminou com o tento de Iorda, levado em ombros à boa maneira da Praça de touros do Campo Pequeno e que ainda teve tempo de mostrar o cartão vermelho a Pedro Henriques.

“Mesmo quando perdia os jogos saía pela porta grande e hoje vou sair outra vez pela porta grande”, disse no final do encontro.

Equipas:
Sporting: Melo, Nelson Alves, Naybet, Oceano, Vidigal, Pedro Barbosa, Sá Pinto, Acosta, Beto, Rui Jorge, André Cruz, Nelson, Marco Aurélio, Filipe Ramos, Iordanov, Luisinho, Freire, Domnguez, Venâncio e Vergilio.

Amigos de Iordanov: Pedro Gomes, Vitor Baia, Mozer, Stoichkov, Iordanov, Pauleta, Poejo, Paulinho Santos, Fernando Couto, Leal, Capucho, Peixe, Carlos Xavier, Dani, Domingos Paciência, Helder, José Eduardo e Veloso.