A 31 de Outubro de 2009, decorria a 9ª jornada da I Liga, e o Benfica jogava no Estádio AXA, em Braga. Ao intervalo, no túnel de acesso aos balneários, elementos das duas equipas envolverem-se e, segundo a avaliação da Comissão Disciplinar, Vandinho foi um dos envolvidos. No final do encontro, o Braga venceu o encontro por 2-0 e o brasileiro ficou suspenso durante três meses.

O último encontro que o médio participou foi na recepção ao Sporting, a 29 de Janeiro de 2010, a contar para 17ª jornada, e os arsenalistas venceram por 1-0.

Durante estes três meses, Vandinho sentiu a “força” dos companheiros de equipa e adeptos.

“Aprendi muito durante estes três meses. Agora estou muito contente por estar disponível para ajudar a equipa a dar um passo quando tem a oportunidade de ganhar ao Nacional e lutar pelo título. Mesmo sabendo das dificuldades que vamos encontrar na Madeira”, afirmou o brasileiro, em superflash de antevisão ao encontro com os madeirenses, realizado esta quarta-feira, no Estádio AXA, em Braga.

Vandinho afirmou que não sente “raiva”: “Só sinto a alegria da força do Braga. Porque tem um grupo que merece todos os elogios, forte e cheio de valor".

E ainda porque, garante: “Não me arrependo porque eu não fiz nada, não tenho nada que me arrepender, estou tranquilo. Foram três meses difíceis mas já está superado”.

Na hora de apontar culpados pelo tempo de suspensão, Vandinho, comedido, remete a responsabilidade da decisão para a Comissão Disciplinar.

“O que mais me custou foi ter o meu filho a perguntar porque é que o pai não jogava. Isso custava-me muito, foi a única marca que me deixou”, fez questão de sublinhar.

Desconhece-se se o médio brasileiro jogará na Choupana mas vontade e disponibilidade não faltam ao número 88 do Sporting de Braga.

Sporting de Braga, segundo classificado com 70 pontos, menos três que o líder Benfica, joga este domingo, às 18 horas, no Estádio da Madeira, no último e derradeiro encontro da I Liga.