De acordo com um comunicado da ERC, a Confederação Portuguesa dos Meios de Comunicação Social (CPMCS) apresentou uma queixa no organismo após o clube “encarnado” ter anunciando que iria permitir apenas transmissões na sala de conferências de imprensa e da zona mista e que, no exterior, apenas a SportTV está autorizada a efectuar directos.

"Relembra-se à entidade responsável pela realização do espectáculo em causa a sua vinculação aos direitos consignados no Estatuto do Jornalista, designadamente ao direito de acesso dos jornalistas e ao princípio da não discriminação entre os órgãos de comunicação social", lê-se no comunicado da ERC.

Para a ERC, o Benfica tem o direito de limitar as transmissões dentro do seu estádio por aquele local inserir-se "no conceito mais global do espectáculo desportivo proporcionado aos espectadores que pagaram o seu bilhete", mas na zona exterior do recinto não o pode fazer por se "registar a normal circulação de espectadores e outras pessoas, e não qualquer tipo de actividade integrada no espectáculo desportivo".

A ERC notificou o Benfica "no sentido de se pronunciar acerca do teor" da queixa da CPMCS, não tendo recebido qualquer resposta.

O encontro Benfica-Rio Ave, da 30.ª e última jornada da Liga portuguesa, agendada para domingo, poderá garantir o título de campeão nacional aos "encarnados" caso não perca a partida no Estádio da Luz.