O Benfica só precisa de um empate, em casa, frente ao Rio Ave, este domingo, para se sagrar campeão nacional. Ou ficando à espera que o Braga empate ou perca na Madeira, ante o Nacional.

O Sporting de Braga terá obrigatoriamente de vencer e esperar que Benfica não pontue no Estádio da Luz para levar o título para a cidade minhota, o que seria um feito inédito. A equipa de Domingos Paciência ficaria com o mesmo número de pontos que os lisboetas mas devido ao confronto directo (Braga marcou dois golos e o Benfica um) a formação arsenalista sairia a vencer.

A equipa da cidade de Braga, independentemente dos resultados de domingo tem já assegurada a segunda posição, aquela que lhe dá a possibilidade de disputar uma eliminatória para a Liga dos Campeões e assim atingir a fase de grupos da prova milionária. Esta será a primeira vez que o Estádio AXA ficará decorado com as estrelas da prova europeia. Na “pedreira”, no último domingo, em encontro com o Paços de Ferreira, já se ouviu o hino da Liga dos Campeões.

Mas não são só os lugares cimeiros que estão a escaldar. A disputa pelo quinto ainda está em aberto, sendo que o Vitória de Guimarães está em posição mais favorável porque depende apenas de si para conseguir uma passagem às eliminatórias da Liga Europa.

O Vitória de Guimarães, na recepção ao Marítimo, precisa apenas de um empate para consolidar a quinta posição. A equipa de Mitchel Van der Gaag, caso vença os minhotos, rouba o lugar à equipa de Paulo Sérgio, próximo técnico do Sporting, se o Nacional perder ou empatar.

Nacional da Madeira recebe um dos candidatos ao título, o Sporting de Braga, e para se instalar no quinto lugar terá de vencer os arsenalistas e esperar que o seu vizinho da ilha da Madeira vença os vitorianos. Desta forma, os três clubes ficariam com os mesmos 41 pontos, mas nos jogos realizados entre si daria vantagem à formação de Manuel Machado.

Mais quentes, mas por estarem já atribuídos há algum tempo, estão o FC Porto e o Sporting que no meio destas disputas já asseguraram o terceiro e quarto lugar respectivamente.

Os três jogos de onde sairão o primeiro classificado e o quinto disputar-se-ão este domingo às 18 horas.

Benfica – Rio Ave

Nacional – Braga

Vitória de Guimarães - Marítimo