Van der Gaag considera que aos minhotos, a quem basta um empate, possuem também uma equipa forte e vão jogar no seu reduto, com casa cheia e o apoio dos seus adeptos.

"O Vitória de Guimarães é favorito, por diversas razões: basta-lhes o empate, vão jogar no seu estádio, com o apoio dos adeptos e, para além disso, têm uma equipa forte", afirmou o treinador holandês que vai deixar o clube no final da época.

Contudo, Van der Gaag garante que a sua equipa vai ao Estádio D. Afonso Henriques com a disposição de discutir o jogo e tentar chegar ao quinto lugar.

"Muitos não acreditavam que na última jornada pudéssemos estar em posição de discutir o quinto lugar. No fundo, provámos que a equipa tem qualidade e agora, em Guimarães, vamos tentar ganhar, porque esse sempre foi o nosso objectivo, vencer o jogo seguinte", destacou.

Por coincidência, tanto Mitchell Van der Gaag como Paulo Sérgio orientam as respectivas equipas pela última vez e na opinião do treinador dos insulares, ambos pretendem deixar boa imagem nos respectivos clubes.

"O Paulo Sérgio vai para o Sporting, mas quer sair pela porta grande. Nós também vamos fazer tudo para o conseguir", observou.

A possibilidade de o Marítimo poder beneficiar o rival Nacional, com o resultado que venha a conseguir no Minho, não constitui preocupação para o treinador dos "verde-rubros", conforme reconheceu.

"No fim faremos as contas, o que nós queremos é ganhar, mas não podemos controlar o que se vai passar nos outros jogos, por isso essa situação não me perturba", ripostou, quando confrontado com essa hipótese.

Mitchell Van der Gaag recusou falar no futuro, que não passa pelo Marítimo, fazendo, contudo, um balanço positivo do seu trabalho.

"Não estou arrependido de ter treinado o Marítimo. Sabia que era um trabalho difícil, mas acabei por fazer 33 pontos em 23 jogos. Sempre constatei que a equipa tinha qualidade e para mim esta foi uma experiência enriquecedora", concluiu.

O Marítimo, 7.º classificado, com 38 pontos, vai defrontar o Vitória de Guimarães que é 5.º com 41 pontos, em partida que será disputada no Estádio D. Afonso Henriques e que será arbitrada pelo leiriense Olegário Benquerença.