Se este é um jogo de nervos, o Benfica não podia ter tido melhor começo.Empurrado por 65 mil gargantas incansáveis, logo aos 3 minutos, Cardozo aproveitou a atrapalhação da defesa vila-condense para colocar os encarnados em vantagem e com uma mão na taça de campeão.

Não só se sossegavam os mais inquietos como Cardozo igualava Falcao e ficava a apenas um golo da bola de prata, que há muitos anos não fica com um jogador da Luz.

A emoção foi tanta que um adepto mais afoito não resistiu e entrou mesmo em campo. Agarrado de imediato por uma mão cheia de stewards, o afortunado benfiquista contou com o facto de este ser um jogo especial na Luz. David Luiz impediu os seguranças de serem mais determinados e Jesus guiou-o até à bancada para ter a oportunidade de ver o resto do jogo.

O jogo corria de feição ao Benfica e Wires deu mais uma ajuda: deixou o pé, derrubou Ramires e acabou expulso por Jorge Sousa. Se no início já se adivinhava difícil ao Rio Ave contradizer a dinâmica da equipa de Jorge Jesus, com esta expulsão o jogo passou a ter apenas o sentido da baliza do angolano Carlos.

Dominou sempre o Benfica, mas notou-se que a ansiedade nem sempre permitiu a melhor solução. Aconteceu a Aimar, que não conseguiu encostar para o 2-0 após boa jogada de entendimento, e a Saviola, que correu meio-campo sozinho mas errou nas medidas do chapéu que tentou oferecer a Carlos.

Minutos volvidos e coube a Aimar tentar a sua sorte e desta feita foi Carlos que adivinhou a intenção do argentino e fez a defesa, impedindo o 2-0.

Cardozo precisava de mais um, Carlos Martins ofereceu-lhe o golo mas o paraguaio tremeu e não conseguiu agarrar-se à bola de prata.

O Benfica desperdiçava e foi o Rio Ave que assustou. Bruno Gama aproveitou a desatenção de David Luiz para pôr a Luz em sentido.

Chega ao fim a primeira parte do jogo do título na Luz e é o coração que comanda os encarnados para aquela que poderá ser uma noite de festa rija caso o resultado não se inverta.