O Vitória de Guimarães esteve quase sempre por cima do encontro, mais controlador e criativo, mas os insulares conseguiram impor respeito e deram a volta ao resultado. Valdomiro marcou primeiro para a equipa da casa e Kléber empatou ao fechar de pano do primeiro tempo. Já na segunda parte o brasileiro do clube da Madeira bisou.

Guimarães e Marítimo terminam a I Liga com os mesmos pontos (41) mas devido ao confronto directo (e empate do Nacional na recepção ao Braga) os insulares roubam o quinto lugar aos minhotos. Marítimo junta-se ao FC Porto e Sporting na disputa por um lugar na fase de grupos da Liga Europa.

Quanto ao encontro, no Estádio D. Afonso Henriques, aos 14 minutos, Bruno Teles, na sequência de um pontapé livre, cruzou para a área e o central Valdomiro cabeceou para o fundo das redes da baliza defendida por Peçanha. Foi o quarto golo do central ao serviço do Vitória de Guimarães.

Depois do golo, os insulares não tremeram, muito pelo contrário, tornaram-se mais agressivos e tiveram duas excelentes oportunidades nos dois minutos seguintes, por intermédio de Taka e Baba, depois dos vitorianos se colocarem à frente no marcador.

Com o desenrolar do jogo, durante os primeiros quarenta e cinco minutos, a agressividade do Marítimo traduziu-se na posse de bola, enquanto os vitorianos demonstravam um maior controlo no Estádio D. Afonso Henriques.

Mas uma desatenção da defesa dos vimaranenses permitiu o golo do empate do Marítimo aos 45 minutos. Kléber, isolado à frente de Serginho, recebeu o passe de Baba, e o brasileiro só teve de encostar. Foi o sétimo golo de Kléber.

Na segunda parte, o desafio ficou mais equilibrado com as investidas insulares a fazer tremer os adeptos nas bancadas e o Vitória de Guimarães deixou-se ultrapassar pelo Marítimo.

Ao minuto 81 o Marítimo dá a volta ao resultado, novamente por intermédio de Kléber. O golo chegou depois de uma excelente triangulação entre o brasileiro, Paulo Jorge e Cherrad.

Nos últimos instantes a formação de Paulo Sérgio tentou tudo para empatar o encontro mas notou-se ineficácia nos momentos cruciais e chegou a perder a cabeça em tempos de desconto. Peçanha foi expulso e Paulo Jorge calçou as luvas de guarda-redes.

O técnico do Marítimo Van der Gaag também foi expulso por alegados protestos ao árbitro Olegário Benquerença.

Nota ainda para a excelente “casa” no Estádio D. Afonso Henriques. Bancadas quase cheias neste que foi o último encontro da I Liga 2009/2010, e ainda de Paulo Sérgio no comando técnico dos vimaranenses. Um balde de água gelada caiu sobre Guimarães na última jornada.