Cardozo, aos três minutos e aos 77’ de jogo, e Ricardo Chaves, aos70’, fizeram os golos da partida que encerrou a época 2009/10 e que deu a 24 vitória aos encarnados no campeonato, com o Benfica a ser empurrado por 64 103 gargantas incansáveis.

Logo a abrir, o paraguaio aproveitou a atrapalhação da defesa vila-condense para desferir um remate potente e fazer tremer a Luz no primeiro golo da tarde.

A emoção foi tanta que um adepto mais afoito não resistiu e entrou mesmo em campo. Agarrado de imediato por uma mão cheia de stewards, o afortunado benfiquista contou com o facto de este ser um jogo especial na Luz. David Luiz impediu os seguranças de serem mais determinados e Jesus guiou-o até à bancada para ter a oportunidade de ver o resto do jogo.

O jogo foi inteiramente encarnado, com a equipa orientada por Carlos Brito a fechar-se bem na sua defesa e a não permitir ao Benfica fazer o seu jogo, muito desenhado na procura de Cardozo, à semelhança do que acontecera na véspera em Leiria, com o FC Porto a jogar para Falcao.

Se as coisas já não estavam fáceis para o Rio Ave, mais difíceis ficaram, com a expulsão de Wires por entrada dura sobre Ramires.

Dominou sempre o Benfica, mas notou-se que a ansiedade nem sempre permitiu a melhor solução. Aconteceu a Aimar, que não conseguiu encostar para o 2-0 após boa jogada de entendimento, e a Saviola, que correu meio-campo sozinho mas errou nas medidas do chapéu que tentou oferecer a Carlos.
Cardozo precisava de mais um, Carlos Martins ofereceu-lhe o golo mas o paraguaio tremeu e não conseguiu agarrar-se à bola de prata.

O Benfica desperdiçava e foi o Rio Ave que assustou. Bruno Gama aproveitou a desatenção de David Luiz para pôr a Luz em sentido.

Na segunda parte, só voltou a dar Benfica, mas a muralha construída pelos vila-condenses era de tal forma sólida que só de longe o Benfica criou algum perigo. Mais ataque encarnado, mas na realidade sem grandes ocasiões de perigo.

Aos 69 minutos, um remate a trave de Airton fez tremer a baliza de Carlos e na recarga Saviola ainda fez gritar golo, mas o nº 30 estava em posição irregular.

E quando menos se esperava, eis que o Rio Ave fez gelar o estádio da Luz. Ricardo Chaves, após livre na esquerda, desviou para dentro da baliza de Quim e fez o 1-1.

Pouco depois Cardozo teve na cabeça o tento da vantagem, mas seria dos pés de Tacuara, aos 77’, que sairia o golo da vitória e o título de melhor marcador .

O Benfica é campeão nacional da época 2009/10. Cinco anos depois, o título volta à Luz.