Domingos Paciência levou o Sporting de Braga ao topo do futebol nacional fazendo uso de uma regularidade impressionante para uma equipa que ainda não tinha “causado” mossa entre os três grandes. Sem grandes goleadas, foi golo a golo para chegar ao topo.

Logo na segunda jornada deslocou-se a Alvalade e venceu por 2-1. Seguiu-se o FC Porto, na quinta jornada, e no estádio AXA bateu os tetracampeões por 1-0, Apesar do magro resultado, foi o suficiente. Mas se até aqui poderiam parecer apenas coincidências, poucas rondas depois o Sporting de Braga mostrou que não.

Sempre “taco a taco” com o Benfica, foi mesmo na nona jornada, a 1 de Novembro de 2009, que a equipa da cidade dos Arcebispos mostrou que o primeiro lugar não era um mero acaso. Defrontou o seu adversário directo, e detentor das goleadas esta época, e silenciou os benfiquistas, ao impor uma derrota por 2-0 e a assumir a liderança isolada.

O primeiro lugar solitário não duraria, contudo, muito, pois logo na jornada seguinte, na sempre difícil deslocação aos vizinhos de Guimarães, teria a sua primeira derrota.

Na 17ª jornada, e poucas semanas depois de ter perdido em Alvalade para a Taça da Liga, o Sporting de Braga “arrumou” o Sporting e com apenas um golo amealhou mais três pontos.

Apenas por mais duas vezes, o Sporting de Braga claudicou, mas a derrota mais pesada, e de certa forma surpreendente no resultado, estaria na vizinha cidade do Porto. Se perdessem no Dragão, os bracarenses perderiam o primeiro lugar. E foi o que aconteceu. O Sporting de Braga saiu vergado por 5-1, e nessa noite, a 21 de Fevereiro, sofreu mais de metade dos golos que até ai tinha sofrido (oito).

Na Luz, onde o Benfica não perdeu para o campeonato, o Sporting de Braga foi “engolido” pelo Inferno e saiu derrotado por 1-0.

Curiosamente, perdeu oito pontos com duas equipas do meio da tabela e duas que lutavam por não descer e os últimos dois no domingo, com o Nacional: na oitava jornada empatou no reduto do Rio Ave, a um golo, mesmo resultado em Matosinhos, à 12ª. Na ronda seguinte, cederia os únicos pontos em casa, ao empatar sem golos com a Naval, e à 22ª jornada, não conseguiu marcar em Setúbal.

Mas os pontos perdidos não causaram grande impacto, dado que o Benfica acabou, também, por falhar em momentos cruciais, colocando sempre o Braga mais perto.

O Sporting de Braga termina o campeonato no segundo lugar, com 71 pontos, 22 vitórias, cinco empates e três derrotas, numa época histórica para o clube da cidade dos Arcebispos.