Após receber as boas vindas do Presidente da República, José Ramos-Horta, e cumprimentos de várias individualidades timorenses, o presidente do Benfica prestou homenagem à luta pela independência de Timor-Leste, lembrando os sacrifícios a que a sua população foi sujeita.

“É uma visita simbólica, mas de enorme peso emocional”, disse Luís Filipe Vieira, transmitindo a sua “admiração pelo que foi a luta pela independência”.

“Foi uma lição que deram ao mundo quando, lutaram durante 24 anos, muitas vezes sozinhos, pelo direito à liberdade. Recordo as imagens do ano de 1999, em que o povo de Timor-Leste foi sujeito a provas de uma dureza e crueldade indescritíveis, que enfrentou com uma coragem e dignidade que merecem o respeito do mundo”, sublinhou.

O presidente do Benfica recordou ainda que os portugueses estiveram com os timorenses, quer na frente diplomática, quer que onda de solidariedade popular que suscitou em Portugal a sua luta contra o ocupante.

“Posso dizer que o Sport Lisboa e Benfica se sente muito honrado pelo convite para esta visita e tudo faremos para fortalecer a presença do Benfica em Timor”, garantiu.

Fernando Encarnação, presidente do Sport Díli e Benfica, agradeceu a presença da comitiva benfiquista e historiou o clube local, nascido nos anos 30 do século passado e que a ocupação indonésia fez desaparecer formalmente.

Agora renasce pela mão de um punhado de antigos sócios ainda vivos, de filhos de sócios e de antigos jogadores que ocupam lugar de destaque na sociedade timorense, com o alento dado pelo êxito desportivo do Benfica de Lisboa, ao conquistar o campeonato português de futebol.

“Em nome de todos quero agradecer aos dirigentes, à equipa técnica e sobretudo aos que dentro do campo nos deram a possibilidade de saborear a vitória no campeonato português dia 09 de Maio. Parabéns Benfica”, comentou Fernando Encarnação.

O futebolista Nuno Gomes, a figura mais popular da comitiva “encarnada” entre os timorenses, disse estar de “alma e coração” em Timor-Leste, país que “diz muito aos portugueses” e deixou aos jovens uma mensagem de incentivo para que consigam alcançar os seus objectivos, desportivos e outros.

“Estamos aqui também para ajudar o Sport Díli e Benfica e a mensagem que tenho para os jovens é que acreditem sempre nos vossos sonhos e lutem para os conseguir”, frisou o atleta.

No exterior do aeroporto, timorenses e portugueses que se encontram em Timor-Leste acotovelavam-se para ver “as estrelas” benfiquistas, chamando por Nuno Gomes e dando vivas ao Benfica.

De carro, de mota, ou de bicicleta, alguns quiseram acompanhar a comitiva até ao centro de Díli, empunhando pequenas bandeiras vermelhas com o símbolo das águias, e pela estrada de estrada de Comoro juntaram-se grupos timorenses de benfiquistas e curiosos, para ver passar o presidente e o capitão do Sport Lisboa e Benfica.