"E podem ter a certeza que o nosso principal objectivo vai ser o mesmo: ganhar o campeonato", afirmou Luís Filipe Vieira aos emigrantes, portugueses e também cabo-verdianos, reunidos naquela cidade da Costa Leste norte-americana.

"Já festejámos o que tínhamos de festejar, a hora agora volta a ser de trabalho, de planificação para a próxima temporada", sublinhou o presidente benfiquista.

No final da sua intervenção, uma surpresa para os adeptos, que esgotaram os 500 lugares disponíveis no restaurante Vénus de Milo: o troféu da Liga Sagres, uma "homenagem" à comunidade local.

Para o evento organizado conjuntamente pelas Casas do Benfica de Nova Inglaterra, os benfiquistas trajaram-se a rigor para receber a equipa encarnada - a maioria com as camisolas do clube, mas muitos de fato e gravata ou, no caso das mulheres, vestidos de noite.

O bilhete de 65 euros incluía o jantar, mas o "prato forte" foram mesmo os campeões nacionais de futebol, que chegaram à hora da sobremesa.

Desfalcados dos jogadores internacionais, as atenções concentraram-se no argentino Saviola, no brasileiro David Luiz e em Nuno Gomes.

Também Rui Costa e o treinador Jorge Jesus foram ao longo de horas solicitados para autógrafos, fotografias e muitos apertos de mão.

Aos adeptos, Vieira levou a notícia da chegada da Benfica TV aos Estados Unidos, no terceiro trimestre deste ano. O acordo tinha sido formalizado poucas horas antes num hotel de Providence, Rhode Island.

"Era algo impensável há poucos anos, mas que sempre ambicionámos e vamos concretizar", afirmou Vieira.

"Somos o primeiro clube em Portugal com um canal de televisão, um dos poucos do mundo com transmissões internacionais. É toda uma mudança em relação ao que foi feito no nosso passado recente", afirmou o presidente benfiquista, ele próprio muito solicitado para fotografias e autógrafos durante o jantar de homenagem.

"Quem viveu, como eu, a realidade de um clube ultrapassado e com o futuro comprometido, não pode deixar de sentir um enorme orgulho", disse Luís Filipe Vieira.

Além do troféu, ao centro da mesa onde pontificavam Jorge Jesus e Rui Costa, o Benfica exibiu kits de sócio, ao preço de 35 dólares cada. Enquanto esperavam na longa fila para os autógrafos, os adeptos iam escutando mensagens de incentivo a que se associassem, para que fossem angariados 100 novos sócios ao longo da noite.

Na sua intervenção, logo no início da festa, Vieira deixou ainda elogios rasgados aos emigrantes reunidos em Fall River.

"A vossa presença aqui é um estímulo para enfrentar as novas dificuldades. A maior riqueza que o Benfica tem, a base mais sólida e mais indestrutível do clube são as pessoas. Foi assim que se construiu a nossa história centenária".

Depois de um jogo com muito baixa afluência na quarta-feira, contra o New England Revolution - apenas um quinto do Gillette Stadium preenchido -, foi no restaurante Vénus de Milo que o Benfica teve finalmente casa cheia.